BCP faz operação de titularização de créditos de mil milhões de euros

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) - O Banco Comercial Português (BCP) concluiu hoje a execução de uma nova operação de titularização de créditos, envolvendo uma carteira de contratos de 'leasing' de empresas e empresários em nome individual no montante de 1.000.000.000 de euros.

"A operação, que é neutra em termos de liquidez, tem subjacente uma estrutura de natureza sintética que assegura a transferência de parte significativa do risco de crédito associado à referida carteira e cuja colocação foi efetuada no mercado internacional junto de um conjunto de investidores especializados", informou o banco liderado por Nuno Amado, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O BCP estima atingir com a operação uma redução equivalente dos seus ativos ponderados pelo risco de cerca de 560 milhões de euros, o que implica um impacto de mais 17 pontos base no rácio 'core tier 1' (de acordo com o critério do Banco de Portugal) e de mais 15 pontos base no rácio 'common equity tier 1' (de acordo com os critérios de transição para as novas regras europeias), tendo como referência as demonstrações financeiras do primeiro trimestre.

"Esta operação enquadra-se no plano estratégico em curso e reafirma a capacidade do BCP em aceder aos mais diversos segmentos do mercado de capitais", salientou o banco.

DN // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.