Risco "extremo" de exposição à radiação UV em quase todo o país

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 jun (Lusa) -- Todo o território nacional, com exceção da região de Ponta Delgada, Açores, apresenta hoje risco "extremo" de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em casos de risco "extremo", o IPMA aconselha, na sua página na Internet, que se evite o mais possível a exposição ao Sol.

De acordo com o IPMA, apenas a região de Ponta Delgada, grupo Oriental açoriano apresenta um risco "muito alto" de exposição à radiação UV.

Em caso e risco "muito alto", o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo", sendo o máximo o 11.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para noroeste no litoral oeste durante a tarde, e sendo moderado de leste nas terras altas das regiões Norte e Centro.

Na Madeira, a previsão aponta para céu pouco nublado e vento fraco enquanto nos Açores preveem-se períodos de céu muito nublado e vento moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 34 graus Celsius, Évora 38, Beja 37, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Portalegre e Braga 35, Faro 28, Porto 33, Funchal, Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 24.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.