Vinte e oito concelhos em risco "máximo" de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 jun (Lusa) -- Vinte e oito concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Leiria, Porto, Braga e Vila Real estão hoje sob risco "máximo" de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Às 07:15 de hoje, o site do IPMA dava conta de 28 concelhos com risco "máximo" de incêndio, um no distrito de Faro, dois em Santarém, quatro em Castelo Branco, cinco na Guarda, oito em Viseu, dois em Aveiro, três no Porto, um em Braga e dois em Vila Real.

De acordo com o IPMA, há também vários concelhos de quase todo o país em risco "alto e "muito alto" de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 104 fogos que foram combatidos por 1.613 operacionais, com o auxílio de 426 veículos.

A ANPC colocou em alerta amarelo todos os distritos de Portugal Continental, devido ao risco elevado de incêndio provocado pelo tempo quente e seco.

Num comunicado, a Proteção Civil adiantou que o alerta amarelo foi acionado às 14:00 de segunda-feira e prolonga-se até às 23:59 de hoje.

Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo nível menos grave de uma escala de quatro, foi acionado, tendo em conta as previsões meteorológicas de tempo quente e seco, o que impõe as medidas preventivas necessárias para diminuir o risco de incêndio.

O alerta amarelo pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de combate a incêndios florestais, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão, refere a nota da ANPC.

DD (CMP)// PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.