Pedido de aclaração do Governo ao TC "não é adequado" - Bagão Félix

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) -- O antigo ministro da Segurança Social Bagão Félix afirmou hoje que compreende o pedido de aclaração do Governo à última decisão do Tribunal Constitucional (TC), mas considera que "não é adequado" e que é "quase paradoxal".

Na semana passada, o Tribunal Constitucional chumbou três medidas do Orçamento do Estado para 2014: os cortes salariais acima dos 675 euros, a alteração ao cálculo das pensões de sobrevivência e a aplicação de taxas de 5% sobre o subsídio de doença e de 6% sobre o subsídio de desemprego.

"Compreendo a posição do Governo, mas não concordo porque o TC não é um órgão executivo", afirmou o economista Bagão Félix aos jornalistas à margem de uma audição na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Obras Públicas onde foi falar sobre o manifesto para a reestruturação da dívida pública portuguesa, de que é signatário.

"Pode haver dúvidas, pode-se discordar, eu também discordo de algumas decisões do acórdão do TC, mas as dúvidas são de natureza executiva e técnica", explicou, acrescentando que o pedido de aclaração do executivo PSD/CDS "não é adequado" e é "quase paradoxal" que o Governo tenha acusado os juízes do Palácio Ratton de terem "invadido a área política" e "agora vá pedir ao mesmo TC que faça uma apreciação própria do [poder] executivo".

Interrogado sobre a decisão hoje tomada em Conselho de Ministros de aprovar já a solução duradoura para garantir a sustentabilidade do sistema de pensões, que vigorá em 2015, Bagão Félix considerou que isso "é positivo para o país", uma vez que "aumenta a previsibilidade da constitucionalidade ou da não constitucionalidade" e procura "não contaminar o Orçamento do Estado para 2015".

O Governo aprovou hoje uma proposta de lei relativa à solução duradoura de sustentabilidade do sistema de pensões, conforme estava previsto no Documento de Estratégia Orçamental (DEO): o Executivo pretende aliviar a aplicação da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), mas vai agravar as contribuições para a Segurança Social em 0,2 pontos percentuais, para 11,2%, e subir a taxa máxima do IVA para 23,25%.

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, explicou na conferência de imprensa de hoje, após a reunião do Conselho de Ministros, que "o conteúdo da proposta de lei tinha já sido anunciado e está refletido no DEO 2014-2018", esclarecendo que "a entrada em vigor será apenas em 2015, mas a sua aprovação visa criar as condições para eventuais questões de constitucionalidade".

ND (SMS) //ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.