BCE corta taxa directora para mínimo de 0,15% e põe juros de depósitos negativos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) -- O Banco Central Europeu (BCE) cortou hoje a taxa de juro diretora para o novo mínimo histórico de 0,15%, numa decisão já antecipada pelos mercados, e colocou em valor negativo a taxa de depósitos.

O Conselho de Governadores, reunido no habitual encontro mensal, decidiu voltar a cortar em 10 pontos base a principal taxa de refinanciamento da zona euro, que estava desde novembro do ano passado nos 0,25%.

Além disso, colocou em valores negativos (-0,10%) a taxa de depósitos, que estava em zero, para penalizar os bancos que depositam dinheiro na instituição, numa medida inédita com o objetivo de impulsionar o crédito. Passou ainda para 0,40% (face aos anteriores 0,75%) a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez, através da qual o banco central empresta dinheiro aos bancos a um dia, com efeitos a 11 de junho.

O mercado já vinha a antecipar a ação do BCE de corte da taxa de juro diretora, até porque à baixa inflação da zona euro (que caiu para 0,5% em maio, longe dos cerca de 2% que o banco central deve manter a médio prazo) se soma o fraco crescimento da economia no primeiro trimestre (0,2% face ao período anterior).

IM//CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.