Angola acolhe mini-cimeira sobre situação na República Centro-Africana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 05 jun (Lusa) - Angola acolhe na sexta-feira uma mini-cimeira que visa abordar a situação na República Centro-Africana (RCA), disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério das Relações Exteriores angolano.

Desde dezembro de 2013 que a RCA tem enfrentado vários casos de violência protagonizados por milícias muçulmanas, partidárias dos rebeldes do Seleka, e cristão denominados anti-Balaka.

Em declarações à Lusa, o diretor para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, explicou que o encontro vai reunir os Presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, e do Chade, Idriss Deby.

Denis Sassou Nguesso e Idriss Deby chegam na manhã de sexta-feira a Luanda, partindo para o Palácio da Presidência da República de Angola, local onde decorrerá a reunião.

No mês passado, o primeiro-ministro da RCA, André Nzapayeke, deslocou-se a Luanda para contactos oficiais com as autoridades angolanas, no quadro do apoio que Angola está a prestar àquele país.

Angola e a RCA integram a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), presidida desde janeiro deste ano por José Eduardo dos Santos.

NME // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.