Candidato PSD contra desmantelamento da Saúde no Nordeste

| Norte
Porto Canal / Agências

Nordeste, 26 jun (Lusa) -- O atual vice presidente da Câmara Municipal do Nordeste, nos Açores, Rogério Frias (PSD) candidata-se à liderança da autarquia pela primeira vez, prometendo lutar contra o desmantelamento do Centro de Saúde e o esvaziamento do concelho.

"Contam comigo para defender acerrimamente o nosso Centro de Saúde e uma política de Saúde de proximidade das populações. Com um Centro de Saúde que se quer avançado, com as urgências em regime de permanência", afirmou o social-democrata Rogério Frias, no discurso de apresentação da sua candidatura à Câmara do Nordeste nas eleições autárquicas de 29 de setembro.

Criticando duramente a proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde apresentado pelo Governo dos Açores, Rogério Frias referiu que não está disponível para "desmantelar o que tanto custou a criar" e que não permitirá "tal afronta" num concelho tradicionalmente social-democrata.

Na freguesia da Fazenda do Nordeste, o candidato social-democrata, natural da Terceira, mas residente há vários anos no Nordeste, reconheceu que o atual presidente, José Carlos Carreiro (PSD), muito fez pelo concelho nos seus mandatos, mas admitiu que não está satisfeito e quer fazer ainda mais.

"Como candidato à Câmara Municipal tenho pela frente uma tarefa árdua, mas aliciante. O bom nome do concelho tem de estar na linha da frente. Há quem de forma mesquinha, só para aproveitamento pessoal, se compraz em denegrir a imagem do concelho apenas para dividendos políticos e partidários", referiu o candidato social democrata, acrescentando que os interesses dos nordestenses são inegociáveis.

Prometeu uma gestão "criteriosa", empenhar-se no relançamento da economia local, contribuir para a criação de empregos de longa duração e aproveitar parte dos 11 milhões de euros que caberá ao Nordeste no próximo quadro comunitário de apoio para avançar com a obra na zona balnear da Foz da Ribeira.

"Uma Câmara liderada por mim vai utilizar a sua quota do novo quadro comunitário de apoio para avançar com a obra tão ansiada pelos nordestenses", afirmou Rogério Frias, recordando que o antigo presidente do Governo Regional, o socialista Carlos César, tinham prometido fazer a obra, mas não chegou a cumprir.

O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas manifestou esperança na vitória da equipa social-democrata candidata ao Nordeste, acrescentando que Rogério Frias será "um líder que vai sempre ser a voz dos seus concidadãos".

"Eu tenho a certeza que os nordestenses vão sempre contar com a sua voz ao seu lado. Felizmente podem contar com isso, porque se não teriam de contar com a voz do Governo, que faz apenas os favores ao partido socialista", disse Duarte Freitas.

O líder social-democrata afirmou conhecer o candidato adversário, o deputado socialista Carlos Mendonça, alegando já o ter visto "várias vezes a calar aquilo que são os interesses do Nordeste para poder satisfazer os interesses do PS e do Governo Regional".

O atual presidente da Câmara do Nordeste, José Carlos Carreiro, será o candidato do PSD à presidência da Assembleia Municipal, após cinco mandatos consecutivos à frente da autarquia inserida num concelho que comemora 500 anos em 2014.

RME // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.