Atlântico Eixo "muito satisfeito" com novas paragens do Celta

| Economia
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 04 jun (Lusa) - O Eixo Atlântico manifestou "grande satisfação" pela paragem, a partir de julho, do comboio internacional "Celta" em Viana do Castelo, Valença e Nine, decidida hoje na Cimeira Luso-Espanhola que decorreu em Chaves.

"O Eixo Atlântico, expressa o maior apreço pelas resoluções aprovadas na XXVII Cimeira Ibérica realizada hoje em Vidago, que inclui as nossas principais propostas, especificamente em relação às ligações ferroviárias", lê-se no comunicado da organização transfronteiriça.

O Eixo Atlântico, estrutura que representa as 34 maiores cidades da eurorregião Norte de Portugal/Galiza agradece à ministra do Fomento de Espanha e aos primeiros-ministros Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy.

No final da XXVII cimeira luso-espanhola, os dois países "congratularam-se com a aprovação de um novo modelo de exploração conjunta que permitiu um aumento da procura e do início do novo serviço previsto para 1 de julho de 2014, com a inclusão de três novas paragens comerciais em Viana do Castelo, Nine e Valença, sem haver lugar a troca de maquinistas na fronteira".

O comboio internacional que liga diretamente o Porto à cidade galega de Vigo, Espanha, começou a ser operado em julho de 2013 passando a viagem a ser realizada em menos 45 minutos face ao anterior comboio. Pelo facto de circular numa via única, faz paragens técnicas ao longo do percurso da Linha do Minho, de poucos segundos. Acontece nomeadamente nas estações de Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, para cruzamento de composições, mas sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros.

A associação transfronteiriça, que em 2011 se mobilizou para contestar o então anunciado fim do serviço anterior ligando Porto e Vigo (na altura com 14 paragens intermédias), diz agora que a inclusão das três novas paragens comerciais "não é apenas uma proposta histórica do Eixo Atlântico, mas também uma importante melhoria no serviço público" que, contribuirá para "um aumento do número de passageiros".

Além do Eixo Atlântico também os autarcas de Viana do Castelo, Valença e Braga congratularam-se hoje com as três novas paragens do Celta.

À Lusa, o presidente socialista da Câmara de Viana do Castelo disse tratar-se de uma "boa notícia" para a eurorregião. O social-democrata que lidera o município de Valença afirmou que "venceram os argumentos da razoabilidade e da sensatez". Já para autarca de Braga (PSD) a paragem em Nine "será um eixo prioritário na relação da cidade e dos concelhos limítrofes com a Euro-Região da Galiza e Norte de Portugal".

Em maio passado, segundo avançou o jornal Público, em nove meses de funcionamento do "Celta" a CP e a RENFE terão tido receitas na ordem dos 427 mil euros para despesas superiores a 1,7 milhões, o que significa um défice de 1,2 milhões.

Com bilhete único, que mantém o preço de 14,75 euros, o comboio "Celta" passou a percorrer os 175 quilómetros (Porto/Vigo) em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas, em duas ligações diárias em cada sentido. Esse tempo de viagem deverá ser reduzido a partir de 2016, depois de eletrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.

ABYC (PVJ) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.