Ronaldo vai estar apto para jogo com a Alemanha - Domingos Gomes

Ronaldo vai estar apto para jogo com a Alemanha - Domingos Gomes
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

O médico Domingos Gomes disse hoje estar convencido de que Cristiano Ronaldo, lesionado no joelho esquerdo, estará apto para o primeiro jogo da seleção portuguesa de futebol no Mundial2014, a 16 de junho frente à Alemanha.

"Se não houver outros condicionalismos que ainda sejam desconhecidos, como por exemplo não se tratar de uma tendinose simples, creio que não há nenhuma dúvida de que estará apto para jogar daqui a 12 dias", disse o médico em declarações à agência Lusa.

Domingos Gomes considerou que o facto de o jogador - que tem uma lesão muscular da região posterior da coxa esquerda e a uma tendinose rotuliana esquerda - ter corrido no treino de terça-feira, o primeiro em que participou desde de que se juntou à seleção a 29 de maio, "é um bom indício" de que a recuperação está a correr bem.

"O facto de ter corrido no treino e brincado lateralmente com a bola indicia que a recuperação está numa fase agradável e ainda temos mais 12 dias até ao jogo", disse o antigo médico do FC Porto.

Domingos Gomes explicou que a tendinose "é uma alteração do tecido constituinte do tendão, que é o colagénio" e é normalmente classificada como uma "lesão de supraesforço que pode estar associada a microtraumatismos".

O médico, que já integrou a comissão antidoping da UEFA, admitiu que na origem da lesão poderá estar "todo o esforço a que um atleta excecional como Ronaldo é sujeito ao longo da época", mas acrescentou que a mesma também pode ser provocada pela mudança de pavimento, pelo equipamento ou pelos adversários.

Domingos Gomes, que elogiou o trabalho que está a ser feito pela equipa médica, afirmou que "Ronaldo tem feito repouso ativo, porque um atleta não pode parar, e ele não parou. O que aconteceu é que aquele membro não foi utilizado nas mesmas condições em que vinha sendo utilizado até então".

O médico desvalorizou o facto de o capitão da seleção ter estado vários dias sem trabalhar com bola e referiu que neste momento os 23 convocados para o Mundial, que estagiam nos Estados Unidos, estão todos a recuperar.

"Ele não precisa de estar a trabalhar com bola, porque ele já faz da bola o que quer", disse, acrescentando: "Eles neste momento estão todos a recuperar condições, porque já vêm com a preparação de trás".

Cristiano Ronaldo, cujo último jogo disputado foi com o Real Madrid, a final da Liga dos Campeões, a 24 de maio, juntou-se à seleção em Óbidos, cinco dias depois.

Até terça-feira, o jogador não participou em qualquer treino, tendo realizado tratamentos, e não foi utilizado no encontro particular com a Grécia (0-0).

No boletim clínico divulgado na terça-feira, dia do primeiro treino nos Estados Unidos, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou a lesão do jogador.

Durante o estágio nos Estados Unidos, que termina a 10 de junho, a equipa orientada por Paulo Bento vai ainda estagiar nos Estados Unidos, onde defrontará, dia 06 junho, o México, em Boston, e, quatro dias depois, a República da Irlanda, em New Jersey.

Portugal, que está integrado no grupo G, estreia-se no Mundial2014 a 16 de junho, em Salvador, frente à Alemanha, defrontando depois os Estados Unidos (22), em Manaus, e o Gana (26), em Brasília.

 

AO // PA

Lusa/fim

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.