Bibliotecas de Oliveira do Hospital fomentam leitura nas instituições de idosos

| Norte
Porto Canal / Agências

Oliveira do Hospital, 04 jun (Lusa) -- As duas bibliotecas públicas municipais e a Câmara de Oliveira do Hospital anunciaram hoje a criação de um projeto que visa fomentar a leitura entre os idosos e utentes de instituições do concelho.

As entidades promotoras do projeto "Viver a Ler +" pretendem proporcionar aos idosos que são utentes das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) um "acesso mais facilitado ao livro e à leitura", segundo uma nota da autarquia.

Para a vereadora da Cultura, Graça Silva, "Viver a Ler +" constitui "mais uma atividade diversificada para esta faixa etária", devendo a oferta das bibliotecas de Oliveira do Hospital "sair das paredes do seu edifício" e procurar os leitores também das IPSS.

A biblioteca pública é "uma porta de acesso local ao conhecimento" e possibilita "condições para uma aprendizagem ao longo da vida".

Com o novo projeto, a Câmara Municipal pretende "oferecer serviços aos utilizadores idosos que estão impedidos de visitar" as bibliotecas.

"Viver a Ler +" tem como objetivos a promoção da leitura, "sendo a biblioteca um agente de consolidação de hábitos de leitura ao longo da vida", "o acesso a todos alargando a oferta", o trabalho "em parceria com outras entidades da comunidade" e a promoção das bibliotecas municipais de Oliveira do Hospital.

A adesão a este serviço é gratuita, "quer para as instituições aderentes, que devem inscrever-se como utilizadores coletivos, quer para os utentes, que também se devem inscrever" como leitores e colaboradores da IPSS que os acolhe.

Mensalmente, pessoal da biblioteca desloca-se às instituições, "deixando livros, revistas, jornais que podem ser requisitados por idosos e colaboradores" de cada IPSS.

O projeto envolve a Biblioteca Municipal da sede do concelho e a Biblioteca de Lagares da Beira.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.