Investigador da UMinho cria kit que transforma bicicleta tradicional em elétrica

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 25 jun (Lusa) - Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu um kit tecnológico capaz de transformar uma bicicleta tradicional numa bicicleta elétrica, informou hoje aquela academia.

Concebida por Rui Araújo, a BeUM -- Bicicleta elétrica da UMinho utiliza como meio de propulsão auxiliar um motor aplicado na roda traseira.

Este motor auxilia o utilizador com três modos de ajuda na tração, diminuindo assim a força muscular exercida e, consequentemente, o cansaço.

A bateria de iões de lítio polímero, integrada no quadro, assegura uma autonomia máxima de 60 quilómetros, dependendo do modo de ajuda, da topografia do terreno e do utilizador.

"Foram criados o sistema eletrónico de controlo do motor, os circuitos de comando e a plataforma de carregamento de baterias da bicicleta elétrica. Toda a eletrónica necessária foi desenvolvida utilizando tecnologias próprias", adiantou Rui Araújo.

Segundo o investigador, a BeUM "poderá facilmente ser integrada no circuito comercial, especialmente em cidades onde o relevo é menos apelativo a deslocações de bicicleta, alargando assim o universo de potenciais utilizadores deste meio de transporte ecológico".

"Pretende-se com esta inovação o integral cumprimento da legislação portuguesa referente a bicicletas elétricas, algo que na maioria dos casos não acontece com as já existentes no mercado", acrescentou.

O projeto será apresentado na quarta-feira, no campus de Azurém, Guimarães, da UMinho, no II Simpósio do Grupo de Eletrónica de Potência e Energia.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.