Receita do Estado com IRS está a crescer 30,6%

Receita do Estado com IRS está a crescer 30,6%
| Política
Porto Canal

A receita do Estado com IRS cresceu 30,6% entre janeiro e maio, mais que o ritmo previsto no Orçamento Retificativo aprovado recentemente e que ainda não está promulgado.

De acordo com a Direção-Geral do Orçamento, o crescimento do IRS previsto para este ano no Orçamento Retificativo era de 28,2%.

A melhoria de 6,0 pontos percentuais face a abril deve-se ao “crescimento das retenções na fonte, em resultado da aplicação das tabelas de retenção na fonte para 2013, sobre os rendimentos do trabalho dependente e pensões e o crescimento acumulado das retenções na fonte sobre os rendimentos de capitais e prediais quer cresceram 12,5% e 25,1%, respetivamente”, explica a DGO.

A receita com IRC cresceu 8,2%, com o total da receita a ser inflacionada pela entrega de 359,3 milhões de euros de dividendos do Banco de Portugal aos cofres do Estado, quando no ano passado havia dado apenas 18,7 milhões de euros.

A receita com impostos indiretos continua a cair, decrescendo 1,3% entre janeiro e maio, com o IVA a decrescer também 0,7%. O único dos impostos indiretos que subiu foi mais uma vez o Imposto Único de Circulação, que subiu 14,4%.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.