Cimeira Ibérica: Portugal e Espanha preparam novo acordo bilateral de defesa

| Economia
Porto Canal / Agências

Chaves, 04 jun (Lusa) - O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje que os governos de Portugal e Espanha estão a trabalhar na negociação de "um novo acordo bilateral de defesa".

Discursando no IV Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa, inserido na cimeira ibérica que decorre em Vidago, Chaves, Passos Coelho falou num "degradar da situação de segurança no continente europeu", a propósito da situação da Ucrânia, e apontou a "vizinhança a sul" do continente europeu como o outro dos "dois riscos securitários" atuais.

"A coincidência das nossas posições, valores e interesses, juntamente com a exigente situação orçamental que vivemos, incentiva-nos a uma abordagem mais cooperativa da nossa relação bilateral também em matéria de bases tecnológicas e industriais de defesa e de partilha de capacidades. Estamos, por isso, a trabalhar na negociação de um novo acordo bilateral de defesa que reflete este conjunto de incentivos e opta por uma política de defesa mais consistente e coerente com as múltiplas exigências que enfrentamos", declarou o primeiro-ministro.

De acordo com o discurso escrito distribuído aos jornalistas, na intervenção que fez perante o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa dos dois países, Passos Coelho salientou que este ano se assinalam "os 150 anos da assinatura do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.