PS acusa Vítor Gaspar de "tentar esconder" a secretária de Estado do Tesouro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jun (Lusa) -- O PS acusou hoje o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, de estar a "tentar esconder" a secretária de Estado do Tesouro, que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar criada para investigar os contratos de 'swap' das empresas públicas.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, está esta tarde a ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, enquanto a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, está a ser ouvida numa outra comissão, a de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Setor Público (os chamados contratos 'swap').

Para o deputado socialista Pedro Marques, a marcação destas duas audições "ao mesmo tempo" e em comissões distintas significa que o ministro das Finanças "está a proteger e a tentar esconder ao máximo a secretária de Estado do Tesouro".

A comissão de inquérito aos contratos de cobertura de risco tem como objetivo apurar responsabilidades de contratos 'swaps' problemáticos feitos pelas empresas públicas entre 2003 e 2013, tanto da parte dos gestores que os contrataram como da tutela.

A investigação aos contratos derivados de taxa de juro ['swap'] subscritos por várias empresas públicas, sobretudo da área dos transportes, detetou contratos problemáticos com elevadas perdas potenciais para o Estado.

Este caso já levou à demissão de dois secretários de Estado (Juvenal Peneda e Braga Lino) e de três gestores públicos (Silva Rodrigues, Paulo Magina e João Vale Teixeira) e ainda à criação da comissão parlamentar de inquérito.

ND/NM (IM) // VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.