Estado indiado de Uttar Pradresh com serviço de apoio telefónico a mulheres

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 03 jun (Lusa) -- O estado indiano de Uttar Pradresh, no norte da Índia, vai passar a ter um serviço de apoio telefónico para mulheres, depois dos casos de violação ocorridos nos últimos dias, revelou a imprensa local.

O chefe do Governo de Uttar Pradesh, Akhilesh Yadav, anunciou segunda-feira o novo serviço que será prestado pela polícia do estado, o mais povoado do norte do país com quase 200 milhões de habitantes.

Um dos objetivos é que a polícia possa atuar com maior rapidez quando uma mulher alerte para qualquer agressão sexual, para proteger as vítimas e a sua famílias que pode ser ameaçada ao denunciar agressores, e perseguir os autores de qualquer tipo de delitos.

A ministra do Desenvolvimento para as Mulheres e Crianças, Maneka Sanjay Gandhi, anunciou, por sua vez, em comunicado que o Governo indiano pretende que no final do ano estes centros operacionais de acompanhamento de vítimas de violência sexual sejam uma realidade em todo o país.

Os centros vão prestar apoio sanitário, legal e policial, com meios como ambulâncias e pessoal especificamente formado para acompanhar vítimas deste tipo de agressões.

NO sábado uma jovem foi violada e, depois, obrigada a beber ácido antes de ser estrangulada até à morte por vários homens naquele estado, em mais um caso de abuso a mulheres.

A 28 de maio duas jovens primas entre si, de 14 e 15 anos, foram violadas e enforcadas por um grupo de homens no mesmo estado, um crime que teve repercussão internacional pela inação policial na proteção das vítimas.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.