PM timorense nomeado para Conselho Consultivo do G7+

| Mundo
Porto Canal / Agências

Díli, 03 jun (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, foi nomeado para o Conselho Consultivo do G7+ e a ministra das Finanças, Emília Pires, enviada especial daquela organização, disse hoje, em comunicado, o governo timorense.

"O primeiro-ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, foi nomeado, por unanimidade de votos, para o Conselho Consultivo do G7+", refere em comunicado o porta-voz do governo timorense e ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira.

Segundo o porta-voz do governo timorense, o Conselho Consultivo do G7+ é um grupo dedicado à Construção da Paz e do Estado e Xanana Gusmão é a "primeira pessoa a ser nomeada".

A nomeação foi feita por unanimidade durante a terceira reunião ministerial daquela organização, que decorreu em Lomé, Togo, no final de maio.

Na reunião, em que Timor-Leste terminou as suas funções na presidência da organização, a ministra das Finanças timorense, Emília Pires, foi também nomeada enviada especial do G7+ e convidada para um "cargo de alto nível dedicado às áreas de advocacia e educação", salienta o porta-voz do governo.

O G7+ é uma organização criada em abril de 2011 que reúne 20 Estados-membros, entre os quais, Timor-Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, que defende reformas no modo como a comunidade internacional apoia os países frágeis ou em situação de pós-conflito.

Durante a sua estada no Togo, o primeiro-ministro timorense reuniu-se com o Presidente togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, e com o seu homólogo, Arthème Séléagodji Ahoomey-Zunu, para debater as relações bilaterais, desenvolvimento e gestão de recursos naturais.

Xanana Gusmão encontra-se atualmente em visita à Guiné-Equatorial, seguindo depois para São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

MSE // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.