Austrália pede libertação de cristã sudanesa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 03 jun (Lusa) -- O Governo australiano instou hoje as autoridades do Sudão a respeitarem a liberdade de culto e a libertarem a cristã Mariam Ibrahim Ishaq, que espera ser executada depois de mudar de religião, revelou hoje a imprensa local.

Mariam foi condenada à morte a 15 de maio por se ter convertido ao cristianismo, um delito -- conversão a outras religiões - que a lei islâmica que rege o Sudão desde 1983 condena com a pena de morte.

A ministra australiana dos Negócios Estrangeiros, Julie Bishop, sublinhou que o seu país se uniu à comunidade internacional para instar o Sudão a travar a execução da mulher de 27 anos e que teve um segundo filho enquanto estava detida, noticiou a agência AAP.

"A liberdade de religião ou credo é um direito humano fundamental e estra liberdadde deve ser respeitada em todos os países de acordo com as leis internacionais sobre os direitos humanos", assinalou a ministra num comunicado emitido segunda-feira.

O caso de Mariam despertou as críticas da comunidade internacional e a Amnistia Internacional colocou em marcha uma petição internacional para pressionar o Governo sudanês a libertar a jovem.

O governo, no entanto, nega a liberdade à mulher e apenas cedeu a permitir que esta amamente durante dois anos a recém-nascida antes de ser enforcada.

Filha de pai muçulmano e mãe cristã, a mulher foi condenada pela sua alegada conversão ao cristianismo, o que recusa porque, explicou, nunca professou o islão pois foi educada pela sua mãe.

O juiz também a condenou por adultério declarando nulo o seu casamento de 2011 com Daniel Wani, já que a lei islâmica não permite que uma mulher muçulmana se case com um cristão.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.