Comunidade lusa nos EUA entusiasmada para receber seleção

Comunidade lusa nos EUA entusiasmada para receber seleção
| Mundial 2014
Porto Canal

A comunidade portuguesa em New Jersey prepara-se para receber de braços abertos a seleção lusa de futebol, que chega hoje aos Estados Unidos para finalizar a preparação para o Mundial2014.

"Vamos estar de braços abertos para os receber. Se tiverem vontade de visitar a comunidade e organizar algo, estamos completamente disponíveis", disse à agência Bruno Costa, responsável do Sport Club Português de Newark.

A Ferry Street, em Newark, é o centro da comunidade portuguesa em Nova Jérsia, onde a maioria dos restaurantes e lojas são de emigrantes portugueses.

Pedro Pires, de 21 anos, trabalha na Pegasus, uma loja de artigos desportivos.

"Estamos na nossa quarta encomenda de camisolas [da seleção]. Estamos a esgotar desde de que anunciaram que iam estagiar aqui", disse Pires à agência Lusa, explicando que a loja "vende muitas camisas sempre que a seleção participa num campeonato internacional, mas este ano estamos a vender mais".

Na montra, estão duas bolas revestidas com cerca de 2 mil pérolas douradas, verdes e vermelhas. São uma criação do 'designer' Ricardo Jerónimo para apoiar a seleção portuguesa.

"Decidi fazer estas peças quando soube que eles vinham. Quero que ele se sintam bem recebidos e com força para a competição", disse Jerónimo.

Ricardo acredita que, "por estes dias, com o país a enfrentar tantas dificuldades, a seleção é o maior motivo de orgulho" dos portugueses.

Portugal vai estagiar no campo de treino dos New York Jets até 10 de junho, uma zona de acessível para as centenas de milhares de portugueses e lusodescendentes que vivem nos estados de Nova Jérsia, Nova Iorque, Filadélfia e Connecticut.

"O futebol não é a principal, mas é uma das maiores razões que mantém a comunidade ligada ao país. É algo que nos faz ferver o sangue, que reacende a alma lusitana", explicou Bruno Costa.

Luís Gonçalves, professor na Universidade de Princeton, diz que a equipa nacional é um fator de união dos portugueses no país.

"A nossa comunidade organiza-se em clubes, consoante a região do país de onde vêm. Mas quando a seleção joga, todos se unem. Então, se a seleção ganha, a Ferry Street torna-se numa qualquer rua de Portugal", explicou o professor.

Em 2012, quando Portugal se apurou para as meias-finais do Campeonato Europeu, a Ferry Street, conhecida como Avenida Portugal, encheu-se com milhares de pessoas que vestiam camisas da seleção e gritavam por Portugal. Muitas dessas pessoas eram já luso-americanos de segunda e terceira geração.

Para este Mundial, que se realiza no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, o Sport Club Português está a preparar a montagem de um ecrã gigante, onde os adeptos poderão acompanhar os jogos.

Ainda antes do início do Mundial, Portugal defronta o México 06 de junho no Estádio Gillette, em Boston, Massachusetts, onde defrontou o Brasil em setembro de 2013.

O último jogo de preparação, com a República da Irlanda, acontece a 10 de junho no Estádio MetLife, em New Jersey, que acolheu recentemente a final do Super Bowl (futebol americano).

"Tenho a certeza de que ambos os jogos vão ter muitos milhares de portugueses. As pessoas não se importam de fazer uns quilómetros para apoiar a seleção e acho que vão aparecer em força", acredita Bruno Costa.

A seleção foi hoje recebida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e almoçou em Belém antes da partida para os estados Unidos, programada para as 17:30. A chegada aos EUA está prevista para as 20:30 locais (01:30 de terça-feira, em Lisboa).

A chegada ao Brasil está prevista para 11 de junho, em Campinas, no estado de São Paulo, local escolhido para funcionar como quartel-general durante o Mundial2014, que se vai realizar entre 12 de junho e 13 de julho.

Portugal integra o Grupo G do Campeonato do Mundo, em conjunto com a Alemanha, os Estados Unidos e o Gana.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.