Reitor da UMinho propõe manutenção do valor das propinas por causa da crise

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 25 jun (Lusa) - O reitor da Universidade do Minho (UMinho) defende a manutenção do valor das propinas em 1.037,20 euros, mas a última palavra será dada pelo Conselho Geral, na reunião marcada para 01 de julho, informou hoje fonte daquela academia.

A pró-reitora da UMinho Felisbela Lopes disse à Lusa que a proposta do reitor, António Cunha, de não aumento das propinas tem a ver "com difícil conjuntura económica que o país atravessa" e as inerentes dificuldades sentidas pelas famílias.

A proposta será apresentada ao Senado na quarta-feira e levada ao Conselho Geral, o órgão com poder de decisão sobre a matéria.

Em comunicado, a Associação Académica da UMinho já saudou esta proposta de António Cunha, sublinhando que ela "reforça o papel de responsabilidade social que as instituições de ensino superior devem assumir no atual contexto social, mantendo uma preocupação constante com a qualidade do ensino e dos serviços prestados pela universidade, mas também com as dificuldades sentidas pelos estudantes provenientes de agregados familiares mais desfavorecidos e de uma classe média cada vez mais asfixiada".

A Associação Académica "continua a defender que o atual valor de propinas está demasiado inflacionado face aos rendimentos médios das famílias portuguesas e que o mesmo leva a uma diminuição dos incentivos para ingressar no ensino superior.

"No entanto, não é alheia aos problemas de subfinanciamento público das universidades que colocam em risco a sustentabilidade das instituições, e insta a tutela a, de uma vez por todas, assumir a educação como prioridade", acrescenta.

Os estudantes da UMinho tinham aprovado, em meados deste mês, por unanimidade, uma moção "de luta" contra o eventual aumento do valor da propina para o ano letivo de 2013/2014 pelo valor da inflação.

Segundo a moção, aquele aumento iria ser proposto pelo reitor, o que se traduziria no pagamento de mais 28,80 euros, passando a propina a fixar-se nos 1.066 euros.

"Não sei onde é que os estudantes viram essa proposta", contrapôs Felisbela Lopes.

VCP (JYCR) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.