Indústria de aviação prevê lucros de 18 mil milhões de dólares em 2014

| Mundo
Porto Canal / Agências

Doha, 02 jun (Lusa) - As companhias aéreas deverão ter em 2014 lucros líquidos de 18 mil milhões de dólares (13,2 mil milhões de euros), anunciou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Estes dados, que constituem uma revisão em baixa de 700 milhões de dólares em relação às previsões de março passado, foram divulgados durante a cerimónia de abertura em Doha da 70ª edição da assembleia geral da IATA, que reúne 284 companhias aéreas de 111 países.

O diretor-geral da IATA, Tony Tyler, afirmou que se espera que o número de passageiros alcance os 3.300 milhões este ano.

Espera-se ainda que a indústria de aviação movimente este ano 746 mil milhões de dólares, o que equivale a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, sendo a margem de lucro líquido de 2,4%, menos de seis dólares por passageiro.

"O nosso desempenho financeiro ainda não está à altura do valor que criamos", lamentou Tony Tyler.

Em 2013, os lucros do setor foram de 10,6 mil milhões de dólares e no ano anterior foram de 6,1 mil milhões de dólares.

O mesmo responsável afirmou que as companhias aéreas estão submetidas a impostos elevados e fez referência a medidas protecionistas de alguns países, como a Venezuela, que "está a reter 4 mil milhões de dólares de fundos das companhias aéreas".

O diretor-geral da IATA aludiu também ao voo da Malaysian, que desapareceu em março, e prometeu que devem ser tomadas medidas para que não volte a ocorrer algo semelhante.

Em setembro próximo será entregue um projeto com recomendações à Organização de Avião Civil Internacional, disse Tayler, acrescentando que o novo sistema de localização de aviões "não vai demorar anos" para entrar em funcionamento.

A indústria de aviação civil gera mais de 58 milhões de postos de trabalho em todo o mundo.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.