Felipe VI, Letícia e III República principais tendências no twitter

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 2 jun (Lusa) - "O rei abdica", "Rei Juan Carlos", "Felipe VI", "III República", "Viva o rei", "Leti" (de Letícia) e "Coroa de Espanha" são as tendências que predominam neste momento no twitter, no dia histórico da abdicação de Juan Carlos.

Os tweets vão desde o agradecimento pelo trabalho feito pelo rei Juan Carlos até a referências ao próximo rei, Felipe VI, ou até desejos para que se instaure uma III República.

Muitos dos internautas também fazem retweet da fotografia do rei entregando ao presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, a sua carta de renúncia, assim como informações oficiais divulgadas pela comunicação social que acompanha a situação ao minuto.

Um dos tweets com mais êxito foi lançado às 9:41 (mais uma hora em Madrid) e em menos de meia hora já contava com 19,000 retweets. Às 10:48 de Lisboa, mais de uma hora depois da abdicação, já leva mais de 23,000 retweets.

O segundo tweet da Casa Real espanhola, lançado às 9:55, 10:55 em Madrid, informava que "D. Juan Carlos abdica da Coroa de Espanha. O Rei dirigirá uma mensagem aos espanhóis através de rádio e televisão."

O palácio da Zarzuela (residência oficial dos reis de Espanha) lançou a sua conta de twitter no dia 21 de maio, já tem mais de 76.000 seguidores, fez 38 tweets, segue cinco casas reais europeias, o Congresso, o Senado e o Ministério da Presidência espanhol.

JZE/PJA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.