Rússia propõe à ONU "corredores humanitários" no leste

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 02 jun (Lusa) -- A Rússia vai propor hoje ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução para a criação de "corredores humanitários" no leste da Ucrânia que permitam às populações fugir dos confrontos entre pró-russos e o exército ucraniano.

"Este projeto de resolução vai pedir a criação imediata de corredores humanitários para que os civis possam sair das zonas de combate", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão.

"Queremos que o Conselho de Segurança exija que nenhum obstáculo impeça a saída de civis das zonas de combate ou a entrega de ajuda humanitária", acrescentou.

O projeto de resolução russo exige o fim das operações do exército ucraniano no leste separatista, um cessar-fogo com os insurgentes pró-russos e a abertura de negociações entre as duas partes.

Segundo Lavrov, o texto é deliberadamente "despolitizado" e visa a "tomada de medidas que permitam o imediato alívio do sofrimento da população pacífica".

O leste ucraniano, em particular o bastião separatista de Donetsk, é palco há uma semana de violentos combates entre o exército e forças separatistas que já fizeram dezenas de mortos.

A Rússia tem qualificado a operação militar ucraniana de "operação punitiva" e acusa Kiev de violar a Convenção de Genebra de 1949 sobre a proteção de civis.

MDR // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.