Estudo sobre financiamento na área da cultura é hoje apresentado em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 jun (Lusa) - Um estudo sobre o financiamento na área da cultura, entre 2010 e 2012, vai ser hoje apresentado, em Lisboa, no âmbito do Programa Cultura 2020, por iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Este estudo, o terceiro divulgado até agora pela SEC, intitula-se "Criação de Instrumentos Financeiros para Financiamento do Investimento na Cultura, Património e Indústrias Culturais e Criativas" e foi elaborado pela We Consultants (Megaloci -- Plataforma Empresarial e Território), com coordenação global do gestor Nuno Vitorino.

Uma das conclusões do estudo é que a criação artística e o património são os que recebem menos fundos de várias fontes - pública, privada, mercado - por oposição às industriais culturais e às indústrias criativas.

Há também dados sobre financiamento privado na cultura, que atinge 42 milhões de euros, em média anual, com base num levantamento não exaustivo, enquanto para o mecenato apenas foi possível quantificar o financiamento a entidades públicas da área da cultura, num montante próximo de dois milhões de euros anuais, no mesmo período.

O mesmo estudo aponta ainda que o património cultural, "por oposição aos restantes domínios, que se financiaram sobretudo no mercado, revelou uma elevada dependência do financiamento público, que suportou cerca de 85% do valor total do seu financiamento médio anual no período em análise".

Este terceiro estudo, de um conjunto de dez encomendado pela SEC, será apresentado hoje, no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, pelas 17:00, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier e do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.