Ex-patrão chinês da EDP assume cargo de vice-governador provincial

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 02 jun (Lusa) - Cao Guangjing, ex-presidente da China Three Gorges, o maior acionista da EDP, assumiu o cargo de vice-governador da provincia de Hubei, no centro do país, anunciou o governo municipal no fim-de-semana.

A nomeação de Cao Guangjing, referida desde a sua saída da China Three Gorges, em março passado, foi aprovada na última sessão da Assembleia Popular de Hubei, segundo um comunicado da reunião difundido no portal do governo provincial.

O antigo patrão chinês da EDP é um dos sete vice-governadores de Hubei, a província onde se encontra a Barragem das Três Gargantas, com cerca de o dobro da superfície de Portugal e mais de 60 milhões de habitantes.

Cao Guangjing saiu da presidência da China Three Gorges depois de a Comissão Central de Disciplina do Partido Comunista Chinês ter detetado "irregularidades" na gestão da empresa, nomeadamente "abuso de poder em licitações e contratos de projetos" e "ineficiências na comunicação entre funcionários com cargos importantes".

"A mudança de quadros entre as grandes empresas estatais e instituições governamentais é um fenómeno muito comum na China. É um passo normal na carreira dos quadros dirigentes chineses", disse na altura Cao Guangjing em declarações à agência Lusa.

Cao Guangjing, 50 anos, é também membro suplente do Comité Central do Partido Comunista Chinês.

Lu Chun, um quadro ligado à construçao e gestão da Barragem das Três Gargantas, é o novo presidente da China Three Gorges. O diretor-geral da empresa também mudou, com Chen Fei a ser subsituido por Wang Lin.

A China Three Gorges tornou-se o maior acionista da EDP (Energias de Portugal) em 2012, depois de ter pago 2,7 mil milhões de euros por 21,35% do capital da elétrica portuguesa.

Foi um dos maiores investimentos chineses na Europa e o início de uma nova era nas relações económicas luso-chinesas.

A participação no capital da EDP detida pela China Three Gorges foi comprada ao Estado português na sequência de um processo de privatização a que concorreram também duas empresas brasileiras e uma alemã.

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.