Austrália concede vistos a mais 500 afegãos que ajudaram na guerra

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 02 jun (Lusa) -- A Austrália concedeu vistos de refugiados a mais de 500 afegãos pela ajuda que forneceram durante a sua missão no país, afirmando que a sua segurança estaria comprometida se permanecessem no país.

Os afegãos, na sua maioria intérpretes, foram reinstalados com as suas famílias no final de 2013 e no início deste ano, indicou o governo de Camberra num comunicado emitido na noite de domingo.

"Muitos destes funcionários foram colocados sob significativo risco [de segurança], devido à alta visibilidade e perigosa natureza do seu trabalho", argumentou o ministro da Defesa australiano.

Segundo David Johnston, afigurou-se imperativo para o governo lidar com o processo de forma discreta, atendendo aos riscos envolvidos, razão pela qual Camberra não se pronunciou antes.

Para o ministro da Imigração, Scott Morrison, a reinstalação dos afegãos em causa traduz uma "conquista significativa".

"Esta política reflete o cumprimento por parte da Austrália da sua obrigação moral para com aqueles que lhe facultaram um inestimável apoio nos esforços envidados no Afeganistão", acrescentou.

As últimas tropas australianas deixaram o Afeganistão em dezembro, marcando o fim da mais longa guerra do país que causou a morte a 40 dos seus soldados.

Camberra comprometeu-se a destacar militares para o Afeganistão após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.