Dengue já infectou 35.184 pessoas em Campinas, onde seleção ficará instalada

Dengue já infectou 35.184 pessoas em Campinas, onde seleção ficará instalada
| Mundial 2014
Porto Canal

A cidade de Campinas, onde ficará a seleção portuguesa durante o Mundial2014 de futebol no Brasil, já registou 35.184 casos de dengue desde o início do ano e, pelo menos, três pessoas morreram, segundo dados oficiais.

De acordo com a agência France Presse (AFP), trabalhadores de Campinas estão envolvidos numa grande operação para erradicar os mosquitos que espalham a doença antes da chegada da equipa das "Quinas" à cidade a 11 de junho.

"É uma epidemia de registo, que ultrapassa os 11.500 casos registados em todo o ano de 2007", afirmou a coordenadora do programa de controlo da dengue em Campinas, Andrea Von Zuben.

A doença já matou este ano em Campinas três mulheres com 27, 69 e 81 anos e estão a ser investigadas outras três mortes.

Andrea Von Zuben explicou que o surto de dengue foi provocado por uma onda de calor no início do ano.

Segundo o último balanço do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas, foram registados 35.184 casos de dengue entre 01 de janeiro e 29 de maio. Do total, 29.527 são casos confirmados e outros 5.687 são apenas notificados (que podem ser confirmados ou não, sendo 2.163 em abril e 3.494 em maio).

O número de casos confirmados em maio (até o dia 29) é de 4.513, o que aponta para uma queda em comparação a abril, quando foram registados 16.168 casos.

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, afirmou que a tendência da curva epidemiológica da doença é de queda, o que era esperado pela Secretaria.

"Chegaremos no final de maio com a mesma altura dos números de março, mas em forma de decréscimo. Estamos com uma queda dramática, ampliada pelas últimas duas semanas, quando a redução foi acentuada", afirmou. Carmino de Souza adiantou que, com a comprovação da tendência de queda dos casos notificados de dengue, a Prefeitura de Campinas irá desativar as equipas de emergência nas unidades de saúde, que atendiam exclusivamente doentes infetados com dengue.

O Brasil foi o país que registou o maior número de casos de dengue até ao momento, com sete milhões de casos notificados entre 2000 e 2013.

A febre de dengue transmite-se pela picada dos mosquitos infetados com o vírus, sendo que a principal medida de prevenção é a proteção contra a picada de mosquitos, através do uso de roupas adequadas e da aplicação de repelente.

A dengue é uma infeção viral transmitida pelo mosquito 'aedes aegypti' que causa fortes dores de cabeça, dores musculares e articulares e erupção cutânea.

Este mosquito encontra-se dentro das casas, nos pequenos charcos de águas, nos vasos de água, pneus e todos os recipientes de água estagnante a que acresce a resistência mesmo em período de grandes secas, com o risco de eclosão dos ovos das larvas quando voltar a época das chuvas.

A seleção portuguesa chega a Campinas a 11 de junho, depois de ter começado o estágio em Portugal, a 21 de maio, passando ainda a preparação por New Jersey, nos Estados Unidos, de 02 a 10 de junho.

Integrado no Grupo G do Mundial2014, Portugal estreia-se a 16 de junho frente à Alemanha, em Salvador, e defronta depois os Estados Unidos, a 22, em Manaus, fechando a primeira fase com o Gana, a 26, em Brasília.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.