Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Energaia apresenta em Bruxelas observatório "inovador" de sustentabilidade

Energaia apresenta em Bruxelas observatório "inovador" de sustentabilidade
| Norte
Porto Canal

A Energaia - Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto, vai apresentar a 26 de junho em Bruxelas o seu Observatório de Sustentabilidade, uma ferramenta inovadora que permite monitorizar ao minuto os consumos dos equipamentos municipais.

"Este projeto, mesmo a nível europeu, é absolutamente inovador", afirmou à Lusa Luís Castanheira, diretor executivo da Energaia, que se encontra a desenvolver o Observatório de Sustentabilidade Sul da Área Metropolitana do Porto a ser apresentado no decorrer da Semana Europeia da Sustentabilidade Energética.

O observatório assenta numa plataforma acessível 'online' a agentes municipais que permite fazer a monitorização, em tempo real, dos consumos energéticos de vários equipamentos e promover a sua redução e otimização.

A primeira funcionalidade da plataforma já está "absolutamente finalizada" e possibilita a utilização e controlo dos dados de faturação de energia em "mais de cinco mil equipamentos" por mês, relativos aos seis municípios da agência (Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Espinho, São João da Madeira e Vale de Cambra).

Reunidos e cruzados os "milhares" de dados pode saber-se, por exemplo, "quais as instalações de maior consumo, de maiores custos, onde estão as faturas de energia reativa que podiam ser eliminadas", e tudo num "ambiente web, totalmente georreferenciado", explicou o responsável da Energaia.

Desta primeira funcionalidade "foi possível corporizar poupanças de centenas de milhares de euros nos municípios, através da identificação de consumos que puderam ser ou eliminados ou racionalizados".

A segunda funcionalidade está a ser terminada e representa a "monitorização em tempo real dos equipamentos" -- no que diz respeito a consumos de energia elétrica, consumos de gás, temperaturas, entre outros parâmetros -- permitindo a "observação do que se está a passar" e até "algumas poupanças".

Esta segunda modalidade já está em funcionamento, mas ainda "só tem 12 instalações a serem monitorizadas", pelo que falta "afinar a plataforma no seu funcionamento para começar a expandir e para que os municípios percebam também as potencialidades", assinalou Luís Castanheira.

O desenvolvimento da plataforma foi feito pela Irradiare (empresa de serviços de eficiência energética) que ganhou o concurso lançado pela Energaia, quando, em 2011, deixou de ser uma empresa municipal e passou a ser regional.

"O projeto é uma ação financiada pela ON.2 do QREN", com a finalidade de capacitar as agências de energia com um papel mais operacional, tendo no caso da Energaia sido desenvolvida esta plataforma de gestão de energia "que está a ser migrada para ter uma valência de observatório", referiu Marcos Nogueira da Irradiare.

O Observatório de Sustentabilidade da Energaia será apresentado na European Union - Sustainable Energy Week, a decorrer entre 23 e 27 de junho em Bruxelas.

Expandir o projeto para que outras entidades europeias o apliquem localmente é "uma possibilidade" admitida pela Energaia.

+ notícias: Norte

Assaltos a carros revoltam moradores do centro da Maia

Os moradores da rua dos Maninhos, no centro da Maia, estão preocupados com a vaga de assaltos de que têm sido alvo. Os assaltantes atuam encapuzados, quase sempre depois da meia-noite e roubam viaturas ou parte delas.

Dez distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, encontrando-se dez barras fechadas à navegação, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA) e a Marinha.

Neve volta a pintar de branco a cidade de Montalegre

Depois da chuva e do vento forte, a neve chegou em força ao concelho de Montalegre. Durante a manhã desta segunda-feira a circulação automóvel esteve condicionada e foram registados alguns acidentes.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS