Violência no Iraque provoca cerca de 800 mortos em Maio

Violência no Iraque provoca cerca de 800 mortos em Maio
| Mundo
Porto Canal

Um total de 799 pessoas morreram durante o mês de maio no Iraque em atos de violência e em atentados, sem incluir os mortos em combates na província ocidental de Al Anbar, informou hoje a missão da ONU no país (UNAMI).

A maioria das vítimas neste período, sendo 603 civis. Dos 1.409 feridos, 1.108 também são civis, segundo o comunicado da UNAMI.

A província mais afetada foi Bagdad, onde se registaram 315 mortos e 617 feridos.

Estes dados não incluem as vítimas dos confrontos entre o exército e os grupos extremistas que se registam em Al Anbar desde o início do ano.

A UNAMI referiu na nota que os dados da Direção de Saúde de Al Anbar apontam 195 mortos e 499 feridos no mês de maio na província, nas cidades de Fallujah e Ramadi.

O representante da ONU para o Iraque, Nikolai Mladenov, lamentou estes níveis de violência e instou os líderes políticos a formarem um "governo inclusivo no prazo constitucional e procurar uma solução para a crise de al Anbar".

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.