Portugal despede-se frente à Grécia, sem Ronaldo e Pepe

Portugal despede-se frente à Grécia, sem Ronaldo e Pepe
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

A seleção portuguesa de futebol defronta hoje a Grécia, sem Cristino Ronaldo e Pepe, no primeiro jogo de preparação para a fase final do Mundial2014, o último antes da partida para o estágio nos Estados Unidos.

Num confronto entre dois treinadores portugueses, Paulo Bento vai procurar levar a melhor sobre o compatriota Fernando Santos, selecionador da Grécia, no regresso da equipa das "quinas" ao Estádio Nacional, em Oeiras, palco do jogo de hoje, com início às 19:30 horas e arbitragem do holandês Kevin Blom.

O avançado Cristiano Ronaldo, melhor marcador da seleção nacional, com 49 golos, é o grande ausente do encontro, depois de se ter juntado à comitiva lusa apenas na quinta-feira e falhado os dois únicos treinos em que poderia participar, por estar a recuperar de dores musculares na coxa esquerda.

O "capitão" da seleção portuguesa chegou mais tarde ao estágio, em conjunto com Pepe e Fábio Coentrão, depois de ter participado na vitória do Real Madrid na final da Liga dos Campeões, fechando, inclusive, a vitória por 4-1 sobre o Atlético de Madrid, no prolongamento do jogo realizado no sábado passado, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Na conferência de imprensa de sexta-feira, Paulo Bento deixou antever muitas alterações em relação à equipa habitual, uma das quais confirmadas pelo próprio selecionador - o defesa Pepe - e outra, previsivelmente, o médio Raul Meireles, que esteve ausente dos nos últimos treinos, em Óbidos, devido a problemas musculares.

Portugal procura contrariar a história recente dos confrontos com a Grécia, que não vence há mais de 18 anos, tendo concedido desde então dois empates e três derrotas, uma delas a mais traumática da história do futebol português, na final do Euro2004, em pleno Estádio da Luz, por 1-0.

O encontro de hoje marca também o regresso da equipa principal de Portugal ao Estádio Nacional, futura "casa" das seleções nacionais, 10 anos depois do último encontro no Jamor, em 2003, no particular com a Bolívia, que o conjunto luso venceu por 4-0, com dois golos do avançado Hélder Postiga, um dos convocados para o Mundial2014.

A preparação prosseguirá depois nos Estados Unidos, entre 02 e 10 de junho, onde a seleção portuguesa disputará mais dois encontros particulares, com o México, a 06 de junho, em Boston, e com a República da Irlanda, a 10, em New Jersey, cidade onde ficará instalada.

A chegada ao Brasil está prevista para 11 de junho, em Campinas, no estado de São Paulo, local escolhido para funcionar como quartel-general durante o Mundial2014, que se vai realizar entre 12 de junho e 13 de julho.

Portugal integra o Grupo G do Mundial2014, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.