Câmara do Porto aprova concessão do Solar do Vinho do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 25 jun (Lusa) -- A maioria PSD/CDS-PP aprovou hoje a proposta de concessão do Solar do Vinho do Porto, que se encontra encerrado desde janeiro de 2012, por um período de 15 anos.

Em reunião pública do executivo municipal, o vereador da CDU e os cinco elementos do PS decidiram abster-se.

Instalado na cave da Quinta da Macieirinha, o Solar do Vinho do Porto deverá agora ser entregue a quem decidir oferecer o preço mais alto pela concessão do espaço, no âmbito de uma hasta pública, cuja data ainda não está definida.

O vereador da CDU, Pedro Carvalho, defendeu uma "estratégia pública para este equipamento", afirmando que "não se devia pensar apenas nisto numa lógica de ter ali um restaurante".

Já o vereador do PS Vilhena Pereira considerou que a Câmara deveria adotar uma posição de "defesa de um bem público" e, como tal, deveria salvaguardar aquele espaço como um local para a promoção do Vinho do Porto.

De acordo com a proposta hoje aprovada, o programa de concurso estabelece que o espaço terá de ser ocupado por "atividades de restauração e/ou outras atividades afins que se enquadrem no âmbito da legislação em vigor, devendo tais atividades ser especialmente orientadas para a valorização e promoção do produto 'Vinho do Porto', enquanto produto que identifica a cidade no mundo".

Isto mesmo lembrou a vereadora da maioria Guilhermina Rego, ao afirmar que "todas as ações têm que estar orientadas para a promoção" do Vinho do Porto.

O caderno de encargos define que ao preço da concessão será acrescentado o IVA e que o valor pago mensalmente à câmara será atualizado ao fim de três anos de funcionamento.

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), que geria o local, decidiu encerrar o espaço por razões financeiras, tendo em conta que apresentava prejuízos.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.