Início do julgamento de jovem que matou padrinho em Braga adiado para Setembro

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 25 jun (Lusa) - O Tribunal de Braga adiou hoje para 10 de setembro o início do julgamento do jovem de 21 anos que matou o padrinho, aristocrata, com 27 facadas, em outubro de 2012, no apartamento onde viviam, naquela cidade.

Na origem do adiamento está o facto de só hoje ter sido facultado à defesa o relatório da perícia feita às faculdades mentais do arguido. O advogado de defesa, Nuno Godinho, considera que este relatório pode ser decisivo para aferir da eventual inimputabilidade ou da imputabilidade reduzida do arguido.

O arguido responde por homicídio qualificado, um crime cuja pena pode ir até aos 25 anos de prisão.

A vítima, Gaspar Roby, de 69 anos, era um dos quatro filhos da condessa de Infias, Braga.

Segundo a acusação, Gaspar Roby e a mulher eram padrinhos do arguido e acolheram-no no seu seio quando ele tinha apenas 2 anos e 8 meses.

Fizeram-no a pedido da Segurança Social, "em virtude de os respetivos progenitores se encontrarem incapacitados de lhe prestar os cuidados necessários são seu desenvolvimento saudável e harmonioso".

"Desde então, passaram a tratá-lo como se seu filho fosse", acrescenta a acusação.

Uns anos antes do crime, o arguido começou a consumir produtos estupefacientes, em cuja compra gastava o pouco dinheiro que ia conseguindo com os "biscates" que fazia na montagem de portas automáticas.

Uma situação que gerou "insatisfação" no casal, que entretanto começara a passar dificuldades económicas e que, por isso, queria que o afilhado contribuísse para as despesas da casa.

O afilhado, por seu turno, estava constantemente a exigir mais dinheiro aos padrinhos.

As discussões foram sendo cada vez mais frequentes, sobretudo com a madrinha, mas a 26 de outubro de 2012, pelas 19:00, a discussão, fatal, seria com o padrinho, no apartamento onde viviam.

O jovem pegou numa faca com uma lâmina de 8 centímetros, em aço, e atacou o padrinho pelas costas, tapando-lhe a boca com uma mão, enquanto com a outra desferiu vários golpes, atingindo a vítima 5 vezes no tórax, 18 no abdómen e quatro num membro superior.

Pelo menos sete dos golpes descreveram uma trajetória penetrante na cavidade torácica e abdominal.

A vítima foi transportada ao hospital, ainda com vida, mas viria a morrer pelas 00:50 do dia seguinte, no decurso de uma operação a que estava a ser submetido.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.