Ordem dos Médicos acusa tutela de pagar a cubanos o dobro do que paga aos portugueses

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mai (Lusa) -- O bastonário da Ordem dos Médicos acusou hoje o Ministério da Saúde de pagar aos médicos cubanos "sem especialidade" o dobro do que paga aos portugueses e de deixar que estes emigrem ou se reformem mais cedo.

Numa conferência de imprensa em que a Ordem dos Médicos apresentou um "memorando de exigências" ao Ministério da Saúde, o bastonário José Manuel Silva disse que se existem portugueses sem médico de família é devido às reformas antecipadas, uma opção dos clínicos que são penalizados quando optam por continuar a trabalhar, por causa da alteração do cálculo das reformas.

"Os médicos reformam-se hoje cerca de 10 anos mais cedo, por causa das medidas deste governo. Perderam-se cerca de 10 anos de trabalho médico", disse.

A Ordem preconiza que sejam contratados os médicos de família reformados, porque "são necessários e enquanto não existirem médicos especialistas suficientes, o que acontecerá dentro de seis anos".

"É muito mais rentável, tem mais qualidade e tem menos custo contratar médicos reformados do que médicos cubanos", disse José Manuel Silva, revelando que o Estado português gasta 5.000 euros por mês com cada médico cubano.

"O ministro da Saúde diz que é bom gestor, mas não se preocupa que estejam a emigrar médicos de família, a quem paga o preço de 15 euros à hora, porque não lhes quer pagar metade do que vai representar a despesa com médicos cubanos para o Estado português", adiantou.

SMM // CC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".