Seca e escassez de água em debate no Porto em conferência internacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 15 jun (Lusa) -- A seca e a escassez de água na Europa do sul e a tendência para o aumento de irregularidades nos padrões climáticos, com ocorrência de fenómenos extremos no clima, são temas a debater no Porto a partir de quarta-feira.

Em entrevista à Lusa no âmbito do arranque da 8.ª Conferência Internacional da Associação dos Recursos de Água na Europa (EWRA) no Porto, Rodrigo Maia, vice-presidente daquela organização, afirmou que os problemas específicos dos países da Europa do Sul, como Portugal, Espanha ou Itália, à semelhança do sul dos EUA, são as "secas" e a "escassez de água".

A tendência, que se está a registar, é que há uma cada vez maior irregularidade nos padrões climáticos e a ocorrência de fenómenos extremos em determinadas alturas no ano", facto que se deve a um "aumento de temperatura" generalizado, explica Rodrigo Maia.

Além da seca, a 8.ª Conferência Internacional da EWRA, organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela EWRA, vai abordar também temas como os novos planos para as bacias hidrográficas, designadamente para as bacias transfronteiriças, as inundações ou a nova diretiva das inundações.

A gestão do risco, a ecoeficiência, o armazenamento, as alterações climáticas ou a gestão de perdas são outras temáticas que o encontro internacional vai trazer à discussão.

O evento vai reunir 250 cientistas e especialistas do setor da água na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto local para onde estão programadas 150 comunicações sobre a evolução mais recente sobre a água e matéria relacionada.

A 8.ª Conferência Internacional da EWRA vai durar três dias, arrancado quarta-feira, dia 26, 27 e terminando na próxima sexta-feira, dia 28.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.