Funcionários do SEF pedem reativação da carreira de apoio à investigação

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 30 mai (Lusa) -- A presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF) afirmou hoje à agência Lusa que a carreira de apoio à investigação e fiscalização, extinta em 2008, deveria ser "reconsiderada".

"Essa carreira foi mal extinta, por isso um dos nossos objetivos é que venha a ser reconsiderada, porque os funcionários que foram integrados numa carreira geral continuam com as mesmas funções", explicou Manuela Niza Ribeiro.

A sindicalista lembrou que outras forças policiais, como a Polícia Judiciária (PJ), têm essa distinção de carreira.

"Estes funcionários não vão, efetivamente, para o terreno, mas são mais-valias porque apoiam a investigação e têm acesso a várias informações qualificadas", frisou.

A dirigente do SINSEF realçou que a lei orgânica do SEF, publicada este ano, ainda comtempla uma carreira de apoio à investigação e fiscalização, demonstrando desconhecer a sua extinção.

Manuela Niza Ribeiro explicou que o SINSEF, reativado em dezembro de 2013, teve por base aglomerar os 47% profissionais do SEF que o Sindicato de Carreira da Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF-SEF) não abrangia.

"Há o SCIF-SEF, que apenas admite profissionais de carreira de investigação e fiscalização, e, depois, há o SINSEF que entende que todos somos SEF e está aberto a todos os funcionários", explicou.

Acrescentando que "os 47% dos profissionais que não estão na carreira de investigação e fiscalização estavam a ser postos de lado, não lhe sendo dado voz, quando têm a mais-valia de lidar com toda a documentação, informática e público".

A sindicalista revelou que aquando da reativação do SINSEF houve "várias conversações" com o SCIF-SEF para juntarem os dois sindicatos num só, mas "não houve essa abertura".

"Tentamos criar uma única base sindical para remarmos para o mesmo lado, mas não foi possível", disse.

O SCIF-SEF organiza hoje, no Auditório da Fundação Dr. Cupertino de Miranda, no Porto, o XVII Congresso subordinado ao tema "Portugal e a Liberdade de Circulação: contributos para uma Europa com futuro", para o qual o SINSEF não foi convidado.

"Não fomos convidados para o congresso, mas convidamos o SCIF-SEF a marcar presença na assembleia alargada em outubro, sob a nossa organização", terminou.

SYF // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".