Prémio Pessoa 2013 vai ser entregue na segunda-feira à cientista Maria Manuel Mota

| País
Porto Canal / Agências

Lisbao, 29 mai (Lusa) - A cerimónia de entrega do Prémio Pessoa 2013 à cientista Maria Manuel Mota vai realizar-se na segunda-feira, às 19:00, na Culturgest, em Lisboa, com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, anunciou hoje a organização.

Também vão estar presentes, além de Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa e presidente do júri, personalidades responsáveis do Governo e outras figuras da política, da ciência e da cultura.

Entre os convidados vão estar a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, o presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, Guilherme de Oliveira Martins, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, assim como os ministros adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Os antigos ministros das Finanças João Salgueiro e Eduardo Catroga, Francisco de Lacerda, presidente dos CTT, e Miguel Horta e Costa, vice-presidemte do Banco Espírito Santo de Investimento, são outras personalidades anunciadas pela organização.

O vencedor desta 27.ª edição do Prémio Pessoa, no valor de 60.000 euros, foi anunciado em dezembro do ano passado, no Palácio dos Seteais, em Sintra.

A galardoada foi a cientista Maria Manuel Mota, de 42 anos, licenciada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que tem vindo a desenvolver estudos sobre a malária.

Na altura, o júri destacou, sobre a investigadora do Instituto de Medicina Molecular, o "empenho entusiástico no que se pode chamar de cidadania da ciência", uma vez que é também fundadora e presidente da Associação Viver a Ciência, que "tem como objetivo encorajar a filantropia em Portugal".

O júri foi ainda constituído por Fernando Faria de Oliveira, ex-ministro do Comércio e Turismo, o sociólogo António Barreto, Diogo Lucena, ex-administrador da Fundação Gulbenkian, o arquiteto Eduardo Souto de Moura e o neurocirurgião João Lobo Antunes.

O elenco de jurados integrou também o ex-Presidente da República Mário Soares, o historiador de arte José Luís Porfírio, Maria de Sousa, catedrática de imunologia, o professor do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, Rui Magalhães Baião, o musicólogo Rui Vieira Nery e o catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Viriato Soromenho Marques.

AG (SS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".