Sexagenário de Vila Verde condenado por violação de menina de 13 anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 25 jun (Lusa) - O Tribunal Judicial de Vila Verde condenou hoje a seis anos de prisão um sexagenário que abusou sexualmente de uma menina de 13 anos, sendo que em "pelo menos" sete vezes se registou cópula.

O arguido, que era companheiro da tia da menina, vai ainda ter de pagar uma indemnização de 15 mil euros.

Foi condenado pelo crime de violação agravado.

Filha de um casal disfuncional, a vítima foi confiada, aos 10 anos de idade, a uma tia.

O advogado do arguido, António Barbosa, vai recorrer do acórdão, considerando que não foi feita prova suficiente dos factos e enfatizando o relatório social do arguido, um agricultor de 60 anos sem antecedentes criminais.

O tribunal deu como provada toda a acusação, deduzida pelo Ministério Público, segundo a qual o arguido, quando a menina perfez 13 anos e os sinais de puberdade despontaram, "começou a observá-la de forma indiscreta", elogiando-lhe a beleza.

Para conquistar a sua simpatia, presenteava-a "com coisas que para ela era muito importantes, como um MP3 e um telemóvel.

Quando se "apanhava" a sós com a menina, agarrava-a e apalpava-a, tentando ainda beijá-la na boca, "investidas" que perduraram até a menina completar 14 anos.

Em meados de 2010, quando a menor regressava do rio, levou-a à força para um quarto e manteve com ela relações sexuais.

A partir daí, copulou pelo menos mais seis vezes com a menor, normalmente ao fim de semana, aproveitando as ausências e a falta de vigilância da tia.

Ameaçava sempre a vítima de que a poria fora de casa se ela contasse a alguém o que estava a acontecer.

Os abusos terminaram a 5 de setembro desse mesmo ano, quando o arguido ia abusar novamente da menina mas esta entrou em pranto e chamou a atenção de uma pessoa que passava na rua.

A menor acabou por ser institucionalizada.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.