Aprovação da proposta do PS é exemplo de "incompetência política" da maioria - Ribeiro e Castro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 mai (Lusa) -- O deputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro defendeu hoje que a aprovação do projeto de lei do PS para a co-adoção por homossexuais é um exemplo "flagrante e lamentável de incompetência política" da maioria.

"É um caso flagrante e lamentável de incompetência política das direções do PSD e do CDS-PP e da maioria no seu conjunto", declarou à Lusa Ribeiro e Castro, no dia em que o parlamento aprovou, na generalidade, um projeto de lei do PS para que os homossexuais possam co-adotar os filhos adotivos ou biológicos da pessoa com quem estão casados ou com quem vivem em união de facto.

O antigo líder do CDS-PP e eurodeputado centrista afirmou que "é sintomático e inexplicável como uma maioria parlamentar, que tem um maioria folgada de 34 deputados, perde uma votação destas com a Esquerda".

"Trata-se de uma questão estruturante e fundamental em que os dois partidos têm uma posição, que aliás sustentaram no debate", declarou, referindo que hoje muitos eleitores do PSD e do CDS-PP não se sentiram representados.

Ribeiro e Castro acrescentou ainda que "o deputado tem que se apagar um pouco para saber representar aquilo que representa até porque esta questão tem a ver com um tema estrutural do ponto de vista social.

O parlamento aprovou hoje, na generalidade, um projeto de lei do PS para que os homossexuais possam co-adotar os filhos adotivos ou biológicos da pessoa com quem estão casados ou com quem vivem em união de facto.

Este projeto de lei teve 99 votos a favor, 94 contra e nove abstenções, anunciou a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves. Votaram a favor as bancadas do BE, PCP, PEV, a maioria dos deputados do PS e 16 deputados do PSD.

Abstiveram-se três deputados do PS, três do PSD e três do CDS-PP e votaram contra a maioria das bancadas do PSD e do CDS-PP e dois deputados do PS.

Teresa Leal Coelho, Luís Menezes, Francisca Almeida, Nuno Encarnação, Mónica Ferro, Cristóvão Norte, Ana Oliveira, Conceição Caldeira, Ângela Guerra, Paula Cardoso, Maria José Castelo Branco, Joana Barata Lopes, Pedro Pinto, Sérgio Azevedo, Odete Silva e Gabriel Goucha foram os sociais-democratas que votaram a favor do diploma do PS.

Abstiveram-se os deputados do PS Pedro Silva Pereira, Miguel Laranjeiro e José Junqueiro, os deputados do PSD Duarte Marques, João Prata e Sofia Bettencourt, e os deputados do CDS-PP, João Rebelo, Teresa Caeiro e Michael Seufert.

Os dois socialistas que votaram contra foram António Braga e João Portugal.

JNM (IEL) // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.