Feira Internacional da Cortiça em Coruche sob o lema da sustentabilidade

| País
Porto Canal / Agências

Coruche, 29 mai (Lusa) -- A sustentabilidade dos montados é o tema escolhido para a sexta edição da Feira Internacional da Cortiça (FICOR), que reúne, desde hoje, em Coruche, diversos agentes da fileira, desde a produção florestal à indústria e investigação.

A decorrer até domingo, Dia Nacional do Sobreiro, a edição deste ano pretende chamar a atenção para a necessidade de uma gestão florestal sustentável como forma de garantir uma melhor proteção do solo e a regeneração natural, reduzindo o risco de desertificação e de incêndios, mas também tornar mais atrativo o investimento num setor que trabalha a longo prazo, frisa a organização.

A aposta na investigação, nomeadamente para travar a perda de vitalidade dos montados, e na inovação na fileira da cortiça, tanto no subsistema mais tradicional, a rolha, como nas novas aplicações, são outras temáticas destacadas pela Câmara Municipal de Coruche, que organiza o certame.

"A FICOR pretende ser um certame que abarca toda a cadeia de valor, numa perspetiva interprofissional, onde proprietários/gestores florestais, industriais, investigadores, designers e outros profissionais debatam os temas fulcrais desta fileira estratégica para a economia regional e nacional", afirma o município.

Tal como vem sendo habitual, a Plataforma da Transação da Cortiça, criada pela Associação de Produtores Florestais de Coruche e conhecida como "Bolsa da Cortiça", vai funcionar durante o certame, sendo ponto de amostragem e avaliação da cortiça de cada produtor, facilitando a concretização de negócios.

Depois da feira, a Plataforma estará patente no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, adianta o município.

A feira vai decorrer no edifício da antiga Estação de Camionagem de Coruche, considerada como "o epicentro" do Parque do Sorraia, decorrendo o programa científico no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

O programa inclui, na sexta-feira, o congresso "Visão de Futuro para a Fileira da Cortiça", uma iniciativa da FILCORK -- Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça, que irá discutir "os temas mais atuais e as principais ameaças e oportunidades do setor", e, no sábado, o seminário "A pegada de carbono da cortiça -- das árvores aos produtos", numa parceria que envolve as universidades de Aveiro e de Évora e o Instituto Superior de Agronomia.

Quem quiser poderá visitar um "modelo habitacional revolucionário eco sustentável criado com materiais amigos do ambiente, onde a cortiça tem uma função primordial" e ainda provar os sabores do montado - túberas, cogumelos, espargos, carne de porco preto e de rês brava, entre outros -- na Praça da Restauração.

O espaço conta com uma área para promoção dos vinhos portugueses, com destaque para os Vinhos do Tejo, e da rolha de cortiça "como único vedante que oferece as melhores condições de conservação do vinho".

Na sexta-feira à noite, pela FICOR vão passar "as mais recentes tendências da cortiça no que toca à moda", com a apresentação das criações de jovens designers e de costureiros conceituados feitas a partir da cortiça.

Uma corrida de toiros e um concerto com Berg, vencedor do programa Factor X, no sábado, e várias atividades de lazer -- passeios em BTT, pedestres, de balão de ar quente, a cavalo, a Décima Corrida das Pontes - completam o programa.

Portugal é o maior produtor de cortiça a nível mundial, sendo responsável por 65% das exportações mundiais, sendo Coruche considerada a capital mundial da cortiça.

MLL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Sorteio sem totalistas mas 19 terceiros prémios 'aterram' em Portugal

Nenhum apostador conquistou o primeiro prémio do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, não havendo assim nenhum felizardo a levar para casa 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eis a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já são conhecidos os números da sorte do sorteio EuroDreams desta segunda-feira. 

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".