Bombeiros de Paços de Ferreira inauguram museu e ampliação de quartel

| Norte
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, 25 jun (Lusa) -- Os Bombeiros de Paços de Ferreira inauguram, no sábado, o seu novo museu, melhoramento incluído nas obras de ampliação do quartel.

Segundo adianta hoje fonte da direção, o museu situa-se no volume principal do quartel, beneficiando de uma fachada em vidro, para facilitar a visualização.

O espaço vai acolher três viaturas das décadas de 20 e 30 do século passado, a primeira, de combate incêndio, e a segunda, uma ambulância.

No museu será ainda possível observar imagens do antigo quartel, para além de medalhas, estandartes e objetos que refletem do percurso da corporação.

Além do museu, a ampliação permitiu criar quatro novas salas de formação. O setor administrativo foi remodelado, com a criação de novos gabinetes para o comando e para a direção.

O espaço também passou a comportar um quarto destinado ao operador de central que fica de piquete noturno.

O parque de viaturas também foi ampliado, aproveitando-se uma parcela de terreno cedida pela Câmara de Paços de Ferreira. As obras permitiram que a área coberta do parque passasse a ter 333 metros quadrados, o que permite acolher todas as ambulâncias de transporte de doentes, o que não ocorria até agora.

Zeferino Barbosa, presidente da direção, considera que os trabalhos realizados no quartel conferiram ao espaço um caráter mais funcional, com melhores condições para os bombeiros.

A inauguração, que vai coincidir com o 82º aniversário da corporação, contemplará ainda a entrada em funcionamento de uma nova ambulância do INEM, tecnicamente designada como "Posto de Emergência Médica (PEM)".

Os trabalhos de ampliação custaram cerca de 280.000 euros.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).