Fenprof não entregou novo pré-aviso de greve para tentar solução

Fenprof não entregou novo pré-aviso de greve para tentar solução
| Política
Porto Canal

A Federação Nacional de Professores (FENPROF) decidiu não entregar na segunda-feira o pré-aviso de greve às avaliações para a próxima semana, por acreditar ser possível chegar a uma "solução aceitável" que atenue os efeitos da mobilidade especial.

"Não entregamos ontem (segunda-feira) intencionalmente para dar a ideia de haver a possibilidade de se encontrar uma solução aceitável", disse à agência Lusa o dirigente da estrutura sindical António Avelãs.

De acordo com António Avelãs, existe um mecanismo que está em cima da mesa que permite atenuar a mobilidade.

A proposta passa por considerar componente letiva mais atividades fora do tempo de aulas.

"A coadjuvação de Educação Física ou de Inglês do 1.º Ciclo, ou o apoio a alunos, por exemplo, não consta nesta versão como componente letiva para quem tem horários zero. Se este tipo de atividades passar a ser considerado teremos muito menos professores" em risco, disse.

Para António Avelãs, esta é a "questão de fundo", que poderá desbloquear o impasse nas negociações com o Ministério da Educação.

À entrada para mais uma reunião com o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, disse aos jornalistas que se ficar hoje o texto de segunda-feira não será suspensa a greve às avaliações, prevista até ao final da semana.

O secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE), João Dias da Silva, mostrou-se otimista em relação às negociações, sublinhando que se todos fizerem o seu "papel de construção" serão atingidas "algumas soluções que minimizam problemas".

Entretanto, a Pró-Ordem anunciou que irá subscrever hoje a ata final de negociação com o ministério.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.