Sérgio Silva é candidato às medalhas nos Mundiais de duatlo, diz selecionador

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 28 mai (Lusa) -- O selecionador Bruno Salvador acredita que Sérgio Silva é um forte candidato às medalhas nos Mundiais de duatlo, que decorrem este fim-de-semana em Pontevedra, Espanha.

"Pelo seu historial dos últimos anos, é, sem dúvida, dos melhores atletas mundiais do duatlo. É extremamente competitivo, muito combativo e com umas qualidades excecionais muito adaptadas ao duatlo", justificou.

Em declarações à agência Lusa, o técnico recorda os "resultados desportivos muito relevantes" na carreira de Sérgio Silva, pelo que ambiciona que o seu pupilo possa "lutar por um lugar de relevo nas Elites".

Segundo Bruno Salvador, o traçado "é bom" para as características de Sérgio Silva: "Tem corrida rápida e um ciclismo que não é muito duro, o que faz com que possa ser candidato a poder subir ao pódio".

Depois de ter sido campeão da Europa e do Mundo sub-23 em 2006, Sérgio Silva foi bronze na Elite Mundial em 2007, vice-campeão da Europa em 2008 e, já este ano, foi campeão da Europa de sprint, em prova com metade dos 10 quilómetros de corrida, 40 de ciclismo e cinco de corrida que terá de fazer em Pontevedra.

Nos escalões jovens, de acordo com Bruno Salvador, "o objetivo passa por alargar um pouco a base" competitiva das seleções, com a federação a levar alguns atletas do triatlo "sem objetivo de medalhas, mas de ganhar experiência competitiva ao mais alto nível".

Face à proximidade de Pontevedra, a federação decidiu enviar uma seleção mais alargada, que viaja quinta-feira para Espanha.

Programa dos Mundiais de duatlo (horas de Lisboa):

- Sábado:

09:00 Juniores femininos.

10:45 Juniores masculinos.

12:30 Paratriatlo.

17:00 Elite femininos.

18:00 Elite masculinos + sub-23.

- Domingo:

16:30 Estafetas Elite.

16:33 Estafetas juniores.

Lista de convocados:

- Elite:

Masculinos: Sérgio Silva (Olímpico de Oeiras).

Femininos: Ana Santos (Os Águias de Alpiarça) e Cristiana Valente (Clube dos Galitos).

- Sub-23:

Masculinos: Alexandre Nobre (individual), Bruno Pereira (Benfica), Gil Maia (Benfica), João Ferreira (Olímpico de Oeiras) e Pedro Gaspar (individual).

- Juniores:

Masculinos: David Luís (Os Águias de Alpiarça), Igor Valente (Clube dos Galitos), João Pereira (GDR de Manique de Cima), Luís Monteiro (Alhandra), Luís Ferreira (Alhandra) e Nuno André (Olímpico de Oeiras).

Femininos: Alexandra Santos (Os Águias de Alpiarça), Ana Ramos (CAPGE) e Madalena Almeida (Belenenses).

- Paratriatlo: Pedro Basílio (Clube Triatlo de Abrantes).

RBA // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

Daymaro Salina: "A equipa está confiante de que vai ganhar"

O FC Porto “está confiante de que vai ganhar” e vai “surpreender” o Sporting de forma a impor ao líder “a primeira” derrota no campeonato no próximo sábado (20h00, Porto Canal/FC Porto TV). As palavras são do capitão, Daymaro Salina, que explicou que “o ponto forte tem de ser a defesa” e o apoio nas bancadas: “É um clássico, esperamos um pavilhão cheio para nos dar uma grande ajuda”. Os Dragões são segundos classificados com 35 pontos, menos quatro do que os lisboetas.