Linha aérea até Portimão é contributo importante para desenvolver turismo

| País
Porto Canal / Agências

Portimão, 28 mai (Lusa) - O vice-presidente da Câmara de Portimão considerou hoje "importante para o desenvolvimento turístico" do Algarve a criação da nova linha aérea Bragança/Vila Real/Viseu/Tires/Portimão, proposta pelo Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC).

"É muito importante, porque ligará não só o município como também a região do barlavento do Algarve à capital e ao Norte do país, o que, certamente, contribuirá para o desenvolvimento e consolidação do turismo", disse à agência Lusa Castelão Rodrigues.

"Esta rota é extremamente importante para os vários municípios do barlavento, porque facilitará a ligação entre o Norte e o Sul ao reduzir os tempos de viagem", sublinhou o autarca.

Na opinião de Castelão Rodrigues, a criação da linha aérea faz também sentido na medida em que Portimão tem, além de um aeródromo, tem um importante porto de cruzeiros com potencial de desenvolvimento.

"Sempre fomos defensores da implementação de uma linha aérea com ligação ao aeródromo da Penina e já manifestámos todo o apoio à proposta do INAC", frisou o autarca.

Segundo Castelão Rodrigues, a autarquia aguarda agora para saber o que é necessário fazer para concretizar a rota, o que espera que aconteça o mais rapidamente possível.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse hoje que espera que a criação da linha aérea Bragança/Vila Real/Viseu/Tires/Portimão, proposta pelo Instituto Nacional da Aviação Civil, possa estar concluída ainda este ano.

O governante explicou que há muito que andava a receber apelos para que algumas infraestruturas fossem mais aproveitadas e, desde que foi encerrada a rota Trás-os-Montes/Lisboa que o Governo procurava de uma alternativa.

O secretário de Estado assegurou que a nova ligação aérea não implicará "valores muito expressivos", acrescentando que será lançado em breve um concurso público para a realização da rota".

Fonte do INAC disse à Lusa, que a tutela vai agora fazer contactos com os aeródromos intervenientes para depois apresentar a proposta junto da Comissão Europeia, em Bruxelas. O objetivo é o lançamento de um concurso público internacional, com o prazo de três anos, para a realização da rota que ligará "o Norte ao Sul e o Interior ao Litoral".

JPC (MYDM/JYS) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.