Rui Patrício diz que jogo com a Alemanha pode "dar um bom fôlego"

Rui Patrício diz que jogo com a Alemanha pode "dar um bom fôlego"
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

Rui Patrício alertou para a importância do jogo inaugural no Mundial2014 de futebol, com a Alemanha, que pode "dar um bom fôlego" para a conquista do apuramento para os oitavos de final, o objetivo prioritário de Portugal.

O guarda-redes, que recusou partir em vantagem na luta pela titularidade da baliza da seleção nacional, desdramatizou um eventual resultado negativo frente aos germânicos, grandes favoritos ao título mundial, lembrando a campanha da equipa das quinas no Campeonato da Europa de 2012.

"O primeiro jogo é muito importante, porque pode dar um bom fôlego para que resta da fase de grupos, mas o mais importante é nunca desistir, como aconteceu em 2012, em que, mesmo perdendo com a Alemanha, conseguimos dar a volta", observou Rui Patrício, em declarações aos jornalistas antes do treino, em Óbidos, onde a seleção está a estagiar.

O guarda-redes do Sporting aludia à derrota por 1-0 sofrida frente à Alemanha, na estreia no Euro2012, que não impediu a seleção - que já era liderada pelo atual selecionador, Paulo Bento - de atingir as meias-finais, nas quais foi eliminada pela Espanha, campeã do Mundo e a caminho da renovação do título europeu.

Rui Patrício manteve-se fiel ao discurso de Paulo Bento e de todos os jogadores convocados que têm falado aos jornalistas, assinalando que todas as atenções estão voltadas para os jogos na fase de grupos, pois não vale a pena "pensar no segundo degrau sem passar o primeiro".

Portugal vai defrontar seleções de três continentes no Grupo G da fase final, pois, além da Alemanha, vai medir forças com os Estados Unidos e o Gana, "três adversários completamente diferentes", que levam o guardião a alertar para a importância de "preparar muito bem" cada jogo.

Apesar de ter sido a primeira escolha de Paulo Bento durante a fase de apuramento europeia, Rui Patrício rejeitou que isso lhe confira qualquer vantagem na hora de disputar o seu primeiro Campeonato do Mundo, "o sonho de qualquer jogador".

"Não parto, nem nunca parti [em vantagem]. Temos um grupo fantástico e trabalhamos todos para o mesmo. Vai ser um estágio em que vamos trabalhar muito e quem for chamado com certeza vai ajudar Portugal", considerou Rui Patrício, lembrando que Beto esteve "muito bem" nesta época.

O guardião do Sevilha, que completa com Eduardo o trio de guarda-redes convocados por Paulo Bento, assumiu uma importância decisiva na conquista da Liga Europa por parte da equipa espanhola, tendo defendido dois remates no desempate por grandes penalidades, na final frente ao Benfica, em Turim.

O avançado Cristiano Ronaldo só deve juntar-se à seleção portuguesa na quinta-feira, tal como os colegas no Real Madrid Pepe e Fábio Coentrão, mas Rui Patrício não acredita que a chegada do melhor futebolista mundial de 2013 vá "mexer" com a preparação da equipa nacional.

Portugal integra o grupo G do Mundial2014, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.

RPC/MYO // NF

Lusa/fim

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.