Projecto que reduz consumo de combustível venceu concurso de ideias da U. Porto

Projecto que reduz consumo de combustível venceu concurso de ideias da U. Porto
| Norte
Porto Canal

Porto, 27 mai (Lusa) - Quatro jovens recém-formados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto venceram a edição deste ano do concurso de ideias iUP25k com um projeto que promete poupar o ambiente e combustível às transportadoras.

Com um valor total de 25 mil euros, o primeiro prémio traduz-se em 15 mil euros para apoio ao arranque do negócio e uma viagem ao México com o objetivo de participar no concurso internacional de empreendedorismo RedEmprendia SPIN 2014, enquanto o segundo e terceiro classificados foram contemplados com cinco mil euros cada.

O projeto vencedor WeTruck pretende aproveitar a energia solar e a energia cinética do veículo para produzir eletricidade suficiente para alimentar o sistema de refrigeração dos camiões-frigoríficos, reduzindo o número de horas de operação dos atuais motores diesel utilizados para esta função.

Os autores do projeto referem ser uma solução que promete uma redução de 87% nos custos de combustíveis, de 30% no desgaste de travões dos veículos e uma diminuição das emissões de CO2, do ruído e dos custos de manutenção para as frotas de transportes terrestres refrigerados.

O segundo prémio do iUP25k foi atribuído a um outro projeto de energias alternativas e amigas do ambiente: a CECO -- Energy Wave Converter. A proposta deste grupo de estudantes e investigadores da FEUP assenta sobre um novo sistema de aproveitamento da energia das ondas, já patenteado, que poderá solucionar o problema de falta de rentabilidade na exploração dos sistemas existentes no mercado, já que o seu equipamento apresenta um baixo custo de construção e instalação no oceano.

Já o terceiro prémio distinguiu um projeto que visa solucionar o excesso de comandos de portões de garagens e parques de estacionamento que os condutores têm atualmente de transportar. A 5sense desenvolveu um sistema que transforma qualquer smartphone num único comando, capaz de substituir todos os comandos tradicionais.

Uma solução que também seduziu o público presente na final do iUP25k, que elegeu o projeto da 5sense como o vencedor do Prémio do Público. A equipa teve ainda de subir uma terceira vez ao palco para receber o Prémio Best TIC, atribuído pela Microsoft Portugal ao melhor projeto na área das tecnologias da informação.

Lançando 2009, o iUP25k é um concurso de ideias de negócio que tem por objetivo promover o empreendedorismo entre os estudantes da Universidade do Porto, premiando aqueles que procuram valorizar economicamente o conhecimento criado na academia.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.