Quercus oferece cães pastores para evitar predação e combater o uso de venenos

Quercus oferece cães pastores para evitar predação e combater o uso de venenos
| País
Porto Canal

A associação ambientalista Quercus está a oferecer cães pastores aos criadores de gado da região do Parque do Tejo Internacional (PNTI) para evitar a predação dos rebanhos e o recurso ao uso ilegal de venenos.

"As pessoas utilizam veneno, apesar de ser ilegal, para evitar ataques aos rebanhos por parte dos predadores e cães abandonados. Estamos a oferecer cães pastores aos criadores de gado que não têm pastores nem cães", disse hoje à agência Lusa o responsável pelo núcleo da Quercus de Castelo Branco.

Samuel Infante explicou que esta ação está a ser desenvolvida junto de criadores de gado da área do PNTI, no âmbito do projeto Life Natureza "Ações inovadoras contra os envenenamentos".

Os cães pastores oferecidos aos criadores de gado que aderem ao projeto são de raças autóctones portuguesas, serra da estrela de pelo curto e cão de gado transmontano, duas espécies que, segundo Samuel Infante, "estão perfeitamente adaptadas à região".

"Os resultados são bons. Em determinados locais, os rebanhos que não tinham nenhum cão começam a ter e houve sítios onde a predação diminuiu 100%. Basta a simples presença de um cão durante a noite para afastar uma série de predadores", referiu.

O responsável pelo núcleo da Quercus de Castelo Branco disse ainda que "a pouco e pouco, vai-se tentando ir à origem do problema para fazer com que as pessoas deixem de usar venenos".

Segundo Samuel Infante, anualmente, "centenas de animais na região são envenenados".

"Temos áreas onde no início encontrávamos dezenas e dezenas de iscos com veneno", disse.

A Quercus está neste momento a trabalhar com 15 zonas de caça e 30 criadores de gado.

"Estamos a trabalhar em vários níveis. Já fomos às escolas em programas de sensibilização, temos vários processos em tribunal e estamos a promover ações de boas práticas de gestão junto das reservas de caça e de criadores de gado", sublinhou.

Este projeto-piloto internacional, que tem uma duração de quatro anos, visa avaliar e difundir a eficiência de ações inovadoras contra o uso ilegal de iscos envenenados.

Está a ser implementado em oito áreas-piloto de Portugal, Espanha e Grécia.

O projeto conta ainda com uma Equipa Canina Europeia de deteção de venenos, que se encontra a trabalhar na zona-piloto do PNTI.

Segundo a Quercus, a utilização de venenos é uma prática ilegal, que põe em perigo espécies em risco de extinção, animais domésticos e a própria saúde pública.

Além disso, é a principal causa de morte não natural para várias espécies em perigo de extinção a nível europeu.

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.