Leiria regressa à época de Eça de Queiroz no fim de semana

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 27 mai (Lusa) -- Uma recriação histórica com mil figurantes, no fim de semana, promete fazer recuar Leiria ao final do século XIX e ao tempo em que Eça de Queiroz foi administrador do concelho e idealizou "O Crime do Padre Amaro", anunciou o município.

"As pessoas que visitarem Leiria no dia 31 de maio e 01 de junho [sábado e domingo] têm a oportunidade de assistir a uma recriação histórica de Leiria do final do século XIX, que representa o momento em que Eça de Queiroz foi administrador do concelho -- durante cerca de um ano - e que idealizou todo o drama de 'O Crime do Padre Amaro'", disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara, Gonçalo Lopes.

Eça de Queiroz chegou a Leiria em 1870. "O Crime do Padre Amaro" é uma obra que relata o romance entre o sacerdote nomeado para o bispado de Leiria, onde dá entrada em agosto de 1870, e Amélia.

Gonçalo Lopes explicou que está garantido "um conjunto de atividades que vão ser mostras vivas de Leiria do final do século XIX e que representam, também, aquilo que é uma tradição e uma perspetiva de criar uma maior identidade com a história de Leiria para os leirienses e, sobretudo, para aqueles" que visitam a cidade.

"O Leiria de antigamente é, também, o Portugal de antigamente", referiu o vereador com o pelouro da cultura.

No sábado, entre as 14:00 e as 24:00, e no domingo, das 14:00 às 22:00, a zona central da cidade estará encerrada ao tráfego automóvel para a recriação histórica, na qual participam 20 ranchos folclóricos, com animação garantida na praça Rodrigues Lobo, Fonte Luminosa, jardim Luís de Camões ou largo Paulo VI, por onde se vão distribuir jogos tradicionais, tabernas, casas de pasto, animais, artesãos, mercado hortícola e frutícola, entre outras atrações.

"Vai perceber-se nesse dia como é que a sociedade vivia e quais eram as maneiras de locomoção, de falar, de interagir", exemplificou Gonçalo Lopes, destacando que o objetivo do município é criar um "movimento de animação urbana" com "recriações, animação musical e gastronomia".

Segundo o responsável, "o convite [aos visitantes] é que fiquem por Leiria durante estes dois dias em contacto com aquilo que era a tradição e a história do século XIX".

No sábado, Eça de Queiroz "chega" à cidade para assumir as funções de administrador do concelho, dia em que, à noite, o Mercado de Santana é palco de um baile queirosiano.

"Se o povo faz, durante o dia e noite, na rua a festa, com um baile mais popular, dentro do Mercado de Santana, a elite, a aristocracia, faz outro tipo de dança, mais de salão, recriando o convívio próprio da burguesia e da nobreza da altura", adiantou o responsável.

No domingo, dia 01 de junho, o padre Amaro "aparece" junto à Fonte das Três Bicas e, depois, circula de charrete pela cidade.

"Em muitas coisas a passagem do Eça por Leiria é muito parecido com aquilo que é a obra 'O Crime do Padre Amaro'", disse Gonçalo Lopes, acrescentando que a recriação histórica é a "principal iniciativa" do programa "Eça 2014" que o município lançou em janeiro e que, entre outras atividades, inclui teatro de rua, galeria de arte urbana, visitas guiadas, música e gastronomia.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.