Direção-Geral de Saúde faz alerta de calor para seis distritos do continente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jun (Lusa) -- A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta de calor para hoje para os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Setúbal, Beja devido à prevalência das temperaturas máximas muito elevadas.

A informação consta da página na Internet da Direção-Geral de Saúde, que alerta que o calor esperado pode ter efeitos nocivos para a saúde.

Também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos do continente e a costa norte da Madeira estão hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido ao calor.

Os distritos de Braga, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora e Beja estão sob aviso amarelo entre as 02:00 e as 20:59 de hoje devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

A costa norte da Madeira está sob aviso amarelo, também devido ao calor, entre as 10:00 e as 21:59 de hoje.

O IPMA informa também que 24 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Porto e Aveiro estão hoje sob risco "máximo" de incêndio, encontrando-se o resto quase todo em risco "alto" e "muito alto".

O IPMA dá conta de 24 concelhos com risco "máximo" de incêndio, um no distrito de Faro, dois em Santarém, quatro em Castelo Branco, cinco na Guarda, oito em Viseu, dois em Aveiro e três no Porto.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou em alerta amarelo todos os distritos de Portugal Continental, devido ao risco elevado de incêndio provocado pelo tempo quente e seco.

Num comunicado, a Proteção Civil adianta que o alerta amarelo foi acionado às 14:00 de segunda-feira e prolonga-se até às 23:59 de quarta-feira.

DD (CMP)// PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.