Bolsa de Lisboa em alta em contraciclo com principais mercados europeus

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mai (Lusa) - O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje de manhã em alta, a subir 0,10%, em contraciclo com os principais mercados europeus.

Cerca das 09:15, o PSI20 estava a subir 0,10% para 6.994,99 pontos, com sete cotadas a negociarem em terreno positivo, dez a descer e três estáveis.

As ações do BES, BCP e BPI eram as que registavam maiores ganhos, estando a subir 1,48%, 1,35% e 0,66%, respetivamente.

As ações do BES, BCP e BPI valiam 0,891 euros, 0,1878 euros e 1,683 euros, respetivamente.

Ao contrário, os 'papéis' da PT, Espírito Santo Financial Group e Semapa eram os que maiores descidas registavam, estando a cair 2,67%, 2,00% e 0,90%, respetivamente.

As cotações da PT, Espírito Santo Financial Group e Semapa estavam a valer 2,766 euros, 2,738 euros e 10,45 euros.

Entretanto, o BES arranca hoje com um aumento de capital de até 1.045 milhões de euros, uma operação que já levou a conhecerem-se vários problemas no grupo e poderá significar alterações significativas na sua estrutura acionista.

A oferta pública de subscrição das novas ações arranca hoje, com cada título a ser vendido a 0,65 euros, sendo os resultados apurados a 11 de junho.

Quando deu a conhecer a operação, o banco liderado por Ricardo Salgado disse que esta permitirá ao BES "reforçar a sua base de capital, por forma a potenciar a sua vantagem competitiva na recuperação da economia portuguesa e o crescimento nos mercados internacionais onde está presente" e ainda "criar reservas adicionais de capital", neste caso para fazer face à nova regulação do setor bancário (CRD IV) e aos testes de 'stress' do Banco Central Europeu (BCE).

No entanto, as implicações deste aumento de capital são ainda maiores.

Entretanto, as principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, exceto a de Londres, com os investidores à espera da divulgação de vários indicadores económicos dos Estados Unidos.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,3655 dólares, contra 1,3651 euros a que terminou na sessão anterior.

A City londrina e Wall Street, Nova Iorque, duas das maiores bolsas de valores do mundo, estiveram fechadas na segunda-feira, dia em que as outras principais bolsas registaram fortes subidas na sequência do anúncio dos resultados das eleições para escolher os 751 deputados do Parlamento Europeu (PE).

Na segunda-feira, a City esteve fechada devido ao Spring Bank Holiday e Wall Street devido ao Memorial Day.

Hoje, a principal referência vai ser a divulgação de vários indicadores económicos dos Estados Unidos.

Além do departamento de Comércio anunciar as encomendas de bens duráveis à indústria em abril, o The Conference Board divulga dados sobre a confiança dos consumidores na economia em maio e também deverá ser conhecido o índice Case-Shiller referente aos dados de casas nas grandes cidades em março.

Entretanto, os investidores continuam a aguardar a intervenção do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, numa conferência sobre política monetária que está a decorrer na Penha Longa, já que acreditam que este pode clarificar hoje qual a política do BCE e se está disposto a adotar novas medidas de estímulo económico.

O barril de petróleo Brent, para entrega em julho, abriu hoje em alta, a cotar-se a 110,75 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,43 dólares do que no encerramento da sessão anterior.

MC (IM) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.