Seleção portuguesa de sub-19 procura sexta presença em Europeus

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 27 mai (Lusa) -- A seleção portuguesa de futebol de sub-19 vai tentar atingir a sexta presença em fases finais de Campeonatos da Europa da categoria, depois de ter chegado às meias-finais em 2013.

Sob o comando de Hélio Sousa, a equipa das "quinas" venceu os três jogos do Grupo 8 da primeira fase de qualificação, frente a São Marino (6-0, em Viseu), Luxemburgo (3-0, em Tondela) e Noruega (3-2, novamente em Viseu), que foi a única equipa a marcar a Portugal.

A partir de quarta-feira, a seleção portuguesa tenta assegurar a qualificação para o Euro2014, que vai ser disputado na Hungria, entre 19 a 31 de julho, diante de Grécia (na quarta-feira, em Barcelos), País de Gales (na sexta-feira, em Matosinhos) e Bélgica (no dia 02 de junho, novamente em Barcelos).

O vencedor do Grupo 7 da Ronda de Elite garante um lugar na fase final do Euro2014, juntando-se à anfitriã Hungria, numa prova em que os seis primeiros classificados se qualificam para o Mundial de sub-20 de 2015, a disputar na Nova Zelândia.

Portugal já esteve presente em cinco das 12 edições do Europeu de sub-19, tendo tido os melhores desempenhos em 2003, no Liechtenstein, onde foi derrotado na final pela Itália (2-0), e em 2013, na Lituânia, tendo sido eliminado nas meias-finais pela Sérvia, por 3-2 no desempate através de grandes penalidades, depois do empate 2-2 no tempo regulamentar.

Nas outras quatro presenças (2006, 2007, 2010 e 2012), a equipa das "quinas" nunca passou da fase de grupos.

Entre os "eleitos" de Hélio Sousa para a última etapa de qualificação para o Euro2014, destaca-se os avançados do FC Porto André Silva e Ivo Rodrigues e o médio do Benfica Raphael Guzzo, autores de dois golos cada no primeiro torneio de qualificação, numa lista que não inclui o sportinguista Cristian Ponde, autor de três golos nessa fase e que recupera de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, realizada em março.

Marcos Lopes e Jorge Intíma, do Manchester City, Braima Candé e Gelson Martins, do Sporting, Nelson Monte, do Rio Ave, e Jordan Machado, dos franceses do Montpellier, são outras das "promessas" da equipa lusa de sub-19.

JP // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.