Sete concelhos do país com risco muito elevado de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mai (Lusa) -- Sete concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, cinco dos quais no distrito de Faro, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje sob risco muito elevado de incêndio os concelho de Monchique, Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Loulé (Faro), Barrancos (Beja) e Mação (Évora).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou na segunda-feira 27 incêndios, os quais foram combatidos por 204 operacionais com o apoio de 62 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir da tarde, com ocorrência de períodos de chuva fraca. O vento em geral soprará fraco.

Faro será a cidade mais quente ao chegar aos 24 graus Celsius de máxima, enquanto são esperados 22 para Évora, Beja e Castelo Branco e no Funchal, 20 em Coimbra e Bragança, 19 para Lisboa, Leiria e Portalegre, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Vila Real com 18, e 17 para o Porto.

Nos Açores, são esperados 21 graus de máxima em Angra do Heroísmo, Santa Cruz e Ponta Delgada.

RCP// JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.